O Botafogo-PB desperdiçou uma ótima oportunidade de reassumir a vice-liderança do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. O time paraibano esbarrou na retranca do Paysandu e acabou surpreendido, por 1 a 0, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, no fechamento da 14ª rodada da competição. O único gol do jogo foi anotado pelo atacante Bruno Veiga, de bicicleta, aos 14 minutos do primeiro tempo.
Com este resultado, o Botafogo se mantém na terceira posição da chave, com 21 pontos. No entanto, tem apenas dois a mais que Cuiabá e o próprio Paysandu, que são os primeiros fora do G4. Esta também foi a primeira vitória dos paraenses como visitantes na Série C, após dois empates e quatro derrotas.
Os paraibanos também corre o risco de ser excluído da Série C futuramente. Em primeira instância, o clube foi derrotado, mas acabou mantido na competição até que a decisão final saia no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição se deve a uma ação movida na Justiça Comum pelo vereador de João Pessoa Renato Martins, antes de se esgotarem as esferas desportivas. Na Copa Nordeste, ele conseguiu a liberação do Estádio Almeidão, interditado até então.
PAPÃO MAIS EFICIENTE
Como acontece na maioria dos jogos da Série C, o mandante Botafogo começou a partida com mais iniciativa, enquanto o Paysandu se fechou para sair nos contragolpes. Esta foi a tônica do jogo nos primeiro minutos. O time paraibano até apresentava tranqüilidade na troca de passes para encontrar um espaço.
O problema é que do outro lado o técnico Mazola Júnior parecia já ter ensaiado uma “arapuca” para pegar o Belo de surpresa. E isso aconteceu aos 15 minutos. O ala-direito Yago Pikachu avançou pela direita e cruzou. A bola desviou na zaga e subiu. Sem deixa cair, o atacante Bruno Veiga emendou uma belíssima bicicleta, sem chances de defesa para o goleiro Genivaldo.
Em desvantagem no placar, o Alvinegro continuou com mais posse de bola, mas encontrou com enorme dificuldades para concluir a gol. A melhor chance dos donos da casa aconteceu aos 28 minutos. O lateral Badé cruzou da esquerda e o atacante Luiz Paulo cabeceou para grande defesa do goleiro Paulo Rafael.
SEGURAAAA, PAPÃO!
Na segunda etapa, o Botafogo continuou a buscar mais o ataque, para chegar ao empate. O problema é que continuava a pecar pela falta de objetividade. Somente aos dez minutos, os alvinegros conseguiram assustar, quando o meia Chapinha para o lateral Ferreira, que concluiu rente à trave.
Embora o Bicolor estivesse muito bem fechado, o fato de ficar atrás acabou aumentando as chances do Bota buscar o empate. Aos 18 minutos, por exemplo, faltou pouco para sair o gol paraibano. O atacante Soares cruzou na medida e o meia Lenilson, ex-São Paulo, mandou na rede, mas pelo lado de fora.
Em uma das poucas chegada ao ataque, em toda a segunda etapa, o Papão perdeu uma chance de liquidar o jogo, aos 31 minutos. Após escanteio, a bola sobrou nos pés de Bruno Veiga, na pequena área. Atento, o goleiro Genivaldo saiu no tempo certo e salvou o Belo. No final, os paraenses tiveram outras oportunidades nos contra-ataques, mas falharam nas finalizações.
PRÓXIMOS JOGOS
No próximo sábado, às 19 horas, o Botafogo volta a campo para enfrentar o Cuiabá, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Enquanto isso, o Paysandu joga contra o líder Fortaleza, no mesmo dia e horário, no Castelão, em Fortaleza.