Uma oficina de reciclagem e de confecção de sabão aconteceu nesta terça-feira (09), na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Maceió. A atividade contou com a participação de 30 pessoas, entre professores da rede pública de ensino das cidades de São Miguel dos Milagres e Taquarana, além de funcionários das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social de Jequiá da Praia. A equipe do setor de educação ambiental realiza outras atividades, esta semana, na 15ª Feira da Reforma Agrária.
“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas levem estas ideias para os locais onde trabalham e possam divulgar as ações com a comunidade. Além de fiscalização, nós também somos um órgão de educação ambiental. As oficinas são importantes para repassarmos conhecimento e informações sobre os prejuízos que os materiais descartados de maneira imprópria podem causar ao meio ambiente”, falou a diretora de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA, Simone Albuquerque.
A professora de ciências do município de Taquarana, Bárbara Canuto, revelou a necessidade de mais ações como esta. “O problema da destinação do lixo é cultural. As pessoas ainda não entenderam que é preciso cuidar do meio ambiente. A parte mais interessante da oficina é que tudo foi feito com material encontrado no dia a dia e que foi transformado em objetos que poderão ser utilizados de maneira prática”, falou Bárbara.
Cds e garrafas pets foram reutilizados e transformados em objetos que serão levados para a Escola Municipal Divaldo Suruagy, em São Miguel dos Milagres. Já o óleo de cozinha serviu de matéria-prima para a confecção de sabão, que foi distribuído entre os participantes do encontro.
A realização da oficina foi elogiada pelos participantes. “As pessoas só podem promover a mudança se aprenderem como mudar. E isto foi feito hoje. Voltamos para nossas cidades com a missão de formarmos mais multiplicadores”, disse a assessora técnica da secretaria de Meio Ambiente de Jequiá da Praia, Marcela Santos.
Durante esta semana, o IMA promove, a partir das 16 horas, palestra, oficina e exposição de objetos confeccionados com materiais reciclados durante a 15ª Feira da Reforma Agrária, que acontece na praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió.