O Fórum da Comarca de Capela sediou, nesta terça-feira (9), audiência para discutir a questão da segurança pública na localidade. O evento contou com a presença de autoridades dos três Poderes, além de integrantes da sociedade civil.
De acordo com o juiz Odilon Marques Luz, houve um aumento nos casos de violência no município. Ele citou assaltos, homicídios e o envolvimento de adolescentes no tráfico de drogas como os crimes mais comuns. “Capela era conhecida por ser ordeira, mas hoje são frequentes roubos, furtos e brigas por causa das famigeradas bocas de fumo”, ressaltou.
O magistrado defendeu uma ação mais enérgica por parte do Governo na área da segurança pública. “É importante um melhor aparelhamento da polícia, com a capacitação constante de seus membros, além da nomeação de novos integrantes e um investimento maciço voltado ao orçamento da pasta. Não se pode fazer segurança pública no improviso”, destacou Odilon Marques Luz.
O secretário de Defesa Social do Estado, Diógenes Tenório, participou da audiência e falou da importância de haver maior integração entre as polícias, Ministério Público e os poderes Executivo e Judiciário. “Hoje, a ideia de segurança pública não é mais a imposição autoritária e caprichosa daquele que está exercendo a pasta, mas uma ação conjunta voltada para o interesse social”, afirmou.
Como ação imediata, foi anunciado o aumento no número de policiais civis na cidade, já a partir desta quarta-feira (10). “Também envidaremos esforços para aumentar o efetivo da Polícia Militar no município”, disse Diógenes Tenório.