Milhares de romeiros alagoanos participam de procissão a Mãe das Dores

Rozélia SantosCapela Socorro dos Salesianos, em Juazeiro do Norte/CE

Capela Socorro dos Salesianos, em Juazeiro do Norte/CE

A devoção a Mãe das Dores reúne todos os anos milhares de romeiros na terra do Padre Cícero Romão Batista para reverenciar as dores da mãe do messias do cristianismo. Os peregrinos alagoanos se destacam em números entre aqueles que percorrem o segundo maior santuário do Brasil, considerada Capital da Fé, Juazeiro do Norte, no Ceará.

Desde o dia 31 de agosto cerca de 400 mil peregrinos se reúnem para celebrar os festejos a Nossa Senhora das Dores. Neste dia 15, dedicado a Mãe das Dores, a estimativa -da Central de Informações dos Romeiros (CIR) da Basílica Menor de Juazeiro do Norte – é de que 20% dos romeiros sejam alagoanos.

Todos os anos, a CIR realiza uma parcial do número total de romeiros presente na procissão e celebração da missa por Dom Fernando Panico, bispo diocesano do Crato. Só no ano passado, a celebração do dia 15 teve aproximados 22 mil alagoanos, representando o primeiro estado com maior número de romeiro na celebração.

“Na verdade a intenção é fazer uma estimativa, isso quer dizer que não é uma certeza, mas temos uma ideia de quantos e de onde são os romeiros que vem para os festejos de Padre Cícero. Todos os anos, Alagoas tem o maior número de romeiros, depois vem Pernambuco”, destacou Andreia da CIR. Segundo Andreia, os números apresentados são divulgados durante a missa celebrada às 17h pelo bispo diocesano.

Informações colhidas junto a Pastoral dos Romeiros da Arquidiocese de Maceió dão conta que o envio dos romeiros de Maceió ocorreu no último dia 7 de setembro, após uma missa celebrada por Dom Antônio Muniz.

A Pastoral não tem informações de quantos romeiros seguiram de Maceió para Juazeiro. “Isso porque não foi apenas uma romaria, foram várias e com saídas de datas diferentes, só teremos uma ideia após a missa dos Romeiros”, destacou Elias.

Os romeiros alagoanos retornaram para a cidade após a bênção dos romeiros. Entoando o seguinte canto: "Motorista sai de casa, faça a sua devoção, Pra levar seus romeirinhos a meu Padrinho Cíço Romão. Ó que passada bendita, é a passada do romeiro, Que nós vamos visitar a matriz do Juazeiro. Nossa Senhora das Dores, ela é nossa Mãe boa Que protege os seus romeiros, romeiros de Alagoas. Meu Padrinho, me dê licença de atravessar este sertão Visitar Nossa Senhora, e me dê a salvação".

Veja Mais

Deixe um comentário