O estudante Douglas Ribeiro, de 20 anos, aluno de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo (USP) morreu no último sábado, na cidade de Mobile, no Alabama, nos Estados Unidos.
O jovem foi encontrado no dia 6 de setembro inconsciente dentro da piscina do hotel onde estava hospedado, com roupas de banho e sem marcas de agressão. Ainda não há mais informações sobre as causas da morte. Após o afogamento, Douglas foi internado no hospital Mobile Infirmary.
Morador de Paraisópolis, favela paulista, Douglas foi convidado para participar do Mobile International Festival, onde apresentaria o artigo "A percepção dos moradores de Paraisópolis e Heliópolis sobre o que se chama Turismo na Favela".
Em abril deste ano, o jovem havia participado de um congresso na Alemanha, no qual também falou do trabalho, em que mostrava a ótica dos moradores sobre a presença de turismo dentro da comunidade.
Para custear a viagem à Alemanha, ele contou com uma vaquinha na internet e com amigos. A viagem para os Estados Unidos também foi financiada através da colaboração coletiva
Uma missa foi realizada neste domingo, na Catedral de Imaculada Conceição, na cidade americana, em homenagem ao jovem.
O corpo de Douglas só deverá chegar ao Brasil dentro de duas ou três semanas.