A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (17), a Oficina de Farmacoterapia destinada aos odontólogos que atuam nas Equipes de Saúde Bucal (ESB) dos 102 municípios alagoanos. O curso foi ministrado pelo cirurgião-dentista, professor Marcílio Peixoto, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Segundo o gerente estadual de Saúde Bucal da Sesau, José Roberto Duarte, a iniciativa faz parte do Programa Brasil Sorridente, que reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“De acordo com a Política Nacional de Saúde Bucal, a Atenção Básica deve funcionar como porta de entrada para o Centro de Especialidades Odontológicas. Por isso, a iniciativa de formação continuada vem colaborar com a prática diária dos profissionais das Equipes de Saúde Bucal”, informou José Roberto Duarte.
Para a coordenadora de Saúde Bucal do município de Messias, Lidiane Rocha, a proposta de atualização é útil aos profissionais que lidam com pacientes para os quais precisam prescrever medicamentos. “Os profissionais de Messias estão se revezando nas atualizações, com a finalidade de multiplicar os aprendizados entre eles”, contou Lidiane Rocha.
Linha de Cuidado – Durante o treinamento, o professor Marcílio Peixoto se reportou sobre a temática da Farmacoterapia, com ênfase em pacientes especiais, mais especificamente àqueles que se enquadram na linha de cuidado, como diabéticos, hipertensos, gestantes, lactantes e idosos. Durante o momento de formação continuada, Peixoto deu ênfase à prescrição racional de medicamentos.
“Esse é um momento de formação para discutir informações e trocar experiências clínicas sobre o uso de medicamentos”, apontou. Ele ainda alertou sobre os cuidados na hora do atendimento, desde o exame físico à interação medicamentosa, como os anestésicos, analgésicos, anti-inflamatórios e antimicrobianos.
Formação continuada – Na próxima quarta-feira (24), a Sesau realiza os cursos de Endodontia, ministrado por Inês Inojosa, e de Cirurgia na Atenção Básica, ministrado por Marcelo Costa. A atualização inicia às 8h30, também no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.