‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar

Selecionado por comissão especializada, longa sobre adolescente cego e homossexual buscará indicação a melhor produção estrangeira; "É importante que um filme como esse esteja sendo feito no Brasil", diz diretor Daniel Ribeiro.

DivulgaçãoCena de 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho'

Cena de ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" foi escolhido por uma comissão do Ministério da Cultura para ser o candidato do Brasil ao Oscar 2015 de filme estrangeiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, que elogiou a "sensibilidade" do longa do diretor Daniel Ribeiro durante evento em São Paulo.

O candidato nacional será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que receberá sugestões de países de todo o mundo e revelará os cinco finalistas em 15 de janeiro. O Brasil não concorre ao Oscar de filme estrangeiro desde 1999, quando "Central do Brasil" perdeu a estatueta para o italiano "A Vida é Bela".

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" acompanha a busca por independência e a descoberta do amor por Leonardo, um adolescente cego e homossexual. Ribeiro recebeu a notícia na Austrália, onde participa de um festival dedicado a filmes com temas LGBT.

"Estou muito feliz. É uma honra ser selecionado, ainda mais com um filme com esta temática, com um personagem gay e cego. É importante que um filme como esse esteja sendo feito no Brasil", disse o diretor, em entrevista por telefone ao iG.

No total, dezoito filmes concorriam à indicação brasileira, entre eles "O Lobo Atrás da Porta", "O Menino e o Mundo", "Praia do Futuro" e "Tatuagem".

Só há dois requisitos fundamentais para o filme concorrer à indicação brasileira: ter sido exibido primeiro no País e ter ficado pelo menos uma semana em cartaz, em sala do circuito comercial brasileiro, entre 1º de outubro de 2013 e 30 de setembro de 2014.

A inscrição é feita por meio de um requerimento, entregue ao Ministério da Cultura junto a cópias do filme em DVD.

A comissão julgadora neste ano foi formada pelo diretor Jeferson De; o jornalista Luis Erlanger, a coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sylvia Regina Bahiense Naves; o presidente do conselho da Televisão América Latina (TAL), Orlando de Salles Senna; e o ministro do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza.

A cerimônia do Oscar será realizada em 22 de fevereiro de 2015.

Fonte: iG

Veja Mais

Deixe um comentário