O Dia Mundial de Limpeza, conhecido mundialmente como Clean Up The Word 2014, mobilizou voluntários em Alagoas que na manhã deste sábado, 20, recolheu lixos e orientou a população na Praia de Pajuçara, em Maceió.
No Estado, a mobilização foi comanda pelo Instituto Biota, responsável por ações em defesa da vida marinha. O instituto também é responsável pela coleta de animais marinhos mortos e encalhados na orla alagoana.
Ao todo, a ação de limpeza ocorre em aproximados 125 países e a organização do evento estima que aproximados 35 milhões de pessoas estejam engajadas na mobilização.
Em Maceió, os organizadores destacam que a limpeza da orla é importante para a conservação da vida marinha. Segundo eles, os lixos despejados na praia é um grande risco, uma vez que os animais podem confundir com alimentos e ingerir.
De acordo com membros do Biota, o saco plástico é o lixo mais perigoso para os animais aquáticos. Eles atribuem ainda que a ingestão de lixo é um dos responsáveis por várias tartarugas mortas encontradas no litoral alagoano.