A nova geração do Ford Ka chegou às concessionárias neste mês e algumas unidades vendidas já terão de voltar. A montadora anunciou nesta quinta-feira (25) o primeiro chamado de recall para o compacto recém-lançado e que em menos de um mês já soma quase 6 mil unidades vendidas, segundo números da Fenabrave.
O recall, no entanto, envolve apenas uma pequena parcela do volume emplacado, com 219 carros afetados. Segundo a marca, o modelo pode apresentar defeitos no cilindro de ignição e no cilindro de fechadura da porta e chaves. Os veículos envolvidos foram produzidos entre 6 e 14 de agosto.
Como explica a marca, a falha no cilindro de ignição, responsável pela partida do carro, pode apresentar torque abaixo da especificação. Sendo assim, dependendo da situação, a chave pode mudar de posição, desligando o motor do carro, mesmo que ele esteja em movimento. Se isso ocorrer, o veículo perde funções como freios, assistência de direção e os airbags não funcionam.
Para sanar o defeito, a Ford vai substituir o cilindro de ignição de ignição por um novo com a especificação correta para evitar a movimentação involuntária da chave. A ação envolve unidades do novo Ka com numeração de chassis entre F8121717 e F8128826. Para mais informações, a montadora disponibiliza o telefone de atendimento ao consumidor 0800-703-3673.