A Polícia Federal realiza desde o início da manhã desta segunda-feira (29) uma operação para desarticular uma quadrilha suspeita de desviar pela internet mais de R$ 2 milhões de correntistas de vários bancos. São cumpridos 53 mandados – 8 de prisão preventiva, 10 de temporária e 35 de busca e apreensão – no Distrito Federal, Goiás e São Paulo.
De acordo com a PF, a quadrilha enviava milhares de e-mails oferecendo serviços para pagamento com desconto de até 60% de boletos bancários e tributos como IPVA e IPTU. Ao acessar os links enviados no e-mail, o correntista entrava em páginas falsas e acabava fornecendo números de contas e senhas. Com isso, os golpistas conseguiram acessar a conta da pessoa e desviar dinheiro.
A investigação, batizada de IB2K, aponta que a quadrilha usava parte do dinheiro desviado para fazer viagens, festas e comprar armas e drogas. O grupo também comprava aparelhos de som de grande porte para instalação em veículos.
Até as 9h30, a polícia não havia informado se algum integrante da quadrilha havia sido preso. Os suspeitos devem ser indiciados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os beneficiários dos desvios de dinheiro também deverão responder pelos crimes, segundo a PF.