O Hospital Escola Dr. Helvio Auto passa por reforma desde a última semana. O processo solicitando as obras na unidade de Saúde pertencente à Uncisal tramita desde 2010, após ser licitada e autorizada, a obra teve início em setembro de 2014. A previsão de duração das obras é de 5 a 6 meses.
Com a reforma em curso, o hospital teve que se adaptar para continuar de portas abertas à população, mas com diminuição de leitos, já que a Unidade 11 está em obras. Leitos, pacientes e funcionários foram remanejados para a Unidade 10.
A Unidade 11 é apenas a primeira unidade a ser reformada. As obras atingirão outras unidades e setores do Hospital Helvio Auto. Será reformado o telhado, as portas trocadas, refeita a pintura interna e externa, e ainda melhorias nas calçadas e revisão de toda rede elétrica e hidráulica.
Devido à reforma, leitos tiveram que ser reduzidos para que o hospital continue aberto. Na pediatria, antes havia 22 leitos, foram reduzidos 16 leitos, apresentando uma capacidade atual de 6 leitos.
Na unidade masculina, antes havia 18 leitos, foram reduzidos 5 leitos, apresentando uma capacidade atual de 13 leitos.
Na unidade de doenças respiratórias, antes havia 19 leitos, foram reduzidos 4 leitos (leitos de isolamento para receber casos de ebola, caso chegue ao Estado), apresentando uma capacidade atual de 15 leitos.
O único setor que não teve leitos reduzidos em decorrência da reforma foi a UTI, que continua operando normalmente com 7 leitos.
No total, a capacidade instalada de leitos, durante a reforma o hospital terá que operar com uma redução de 31 leitos, passando de 93 para 62 leitos abertos.