O espetáculo teatral “Bonequinhas de Lata”, interpretado por crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Caic/Ufal, localizado no Tabuleiro do Martins, será uma das grandes atrações do 18º Festival Estudantil de Teatro (Feta), promovido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Alagoas (Sated-AL).
Na tarde desta segunda-feira (29), a partir das 17h, a peça teatral do SCFV fará a abertura do Feta no Teatro Deodoro. A narração conta a história de duas crianças que sofrem as consequências da exposição às mais variadas formas de violência vividas dentro e fora de casa e têm seus direitos violados. A proposta é mostrar ao público, por meio de cenas baseadas em situações reais, relatadas dentro do SCFV, como as crianças e adolescentes, vítimas da desigualdade, conseguem vencer esses problemas por meio das atividades que promovem a qualidade de vida, executadas dentro dos sete núcleos do Serviço de Convivência de Maceió.
Pela primeira vez, algumas destas crianças vão conhecer as dependências de um teatro e oito delas irão participar, de forma direta, da apresentação. A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, comentou a intensidade dos trabalhos que têm como objetivo a inclusão social dos jovens maceioenses e a fomentação do sonho, por meio do incentivo as atividades de cultura e esporte, desenvolvidas nos núcleos.
“Recentemente, as crianças e os adolescentes atendidos pela Assistência Social de Maceió participaram de uma maratona de nível nacional e nos representaram exemplarmente. Estamos incentivando todos para que eles possam alcançar seus sonhos, construir cada vez mais seus objetivos e se tornarem cidadãos influentes. Jamais esquecemos o nosso papel, que é oferecer instrumentos que possibilitem todas essas conquistas”, destacou Celiany.
Para a professora de teatro do Núcleo Caic/Ufal, Maria dos Santos, a elevação da autoestima, trabalhada diariamente dentro dos núcleos, é efetivada a partir de momentos como esses, onde os meninos e meninas passam a conhecer monumentos históricos e participam de atividades externas relacionadas ao desenvolvimento humano.
Os bilhetes que dão direito a entrada para a sessão teatral que as crianças da Semas participam podem ser adquiridos no local do evento, na data divulgada. Além das competições esportivas e as atividades que promovem o incentivo à cultura executadas dentro e fora dos núcleos, outras relacionadas ao Meio Ambiente e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também são desenvolvidas pelos profissionais de referência nas unidades do Serviço de Convivência.
Além dos jovens envolvidos com a peça teatral, outras 40 crianças e adolescentes do núcleo acompanham a apresentação no Teatro Deodoro.