Considerado pela então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, como acima da média nacional em qualidade de ensino e retorno ao mercado de trabalho, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do município arapiraquense continua objetivando maiores índices.
Gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), o projeto que conta com a parceria dos serviços nacionais de aprendizagem Comercial (Senac), Industrial (Senai), do Transporte (Senat) e Rural (Senar), e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tem disponibilizado cursos profissionalizantes para indivíduos em situação de vulnerabilidade e em risco total.
De acordo com a o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho), são realizadas diversas ações que proporcionam a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho.
Ainda segundo o órgão, até o momento foram inscritos 1.835 pessoas no Pronatec, destes, 1.454 são negros e pardos, 1.048 fazem parte das famílias que recebem o auxílio do Programa Bolsa Família, 36 são deficientes físicos e 1.371 são jovens com a faixa etária entre 16 e 29 anos.
Para o secretário de Assistência Social e Juventude, Daniel Rocha, estes índices revelam a preocupação da atual gestão em inserir no mercado de trabalho, as pessoas mais vulneráveis.
Dentre as atividades de inclusão da população arapiraquense ao Pronatec disponibilizadas em 2014, dá-se destaque aos seguintes projetos:
Projeto Sala de Espera – que realiza palestras para o público que aguarda atendimento na Centro do Cadastro Único;
Pronatec/BSM e Bolsa Família nas comunidades – realização de palestras, agendamentos para atendimento na Central do Cadastro Único e pré-inscrições nas comunidades;
Parceria com o programa Projovem Urbano – palestras nos núcleos para a inclusão do Pronatec;
Parceria com o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) – visa a sensibilização dos interessados nos cursos de qualificação profissional para a sua inclusão na escola;
Aplicação de questionário à pessoa com deficiência – visitas realizadas pela equipe do Acessuas/Trabalho às famílias que possuam pessoas com deficiência, objetivando traçar o perfil e elaborar diagnósticos no intuito de conhecer as suas realidades – Arapiraca é o único município alagoano a realizar este mapeamento.
Atenta aos cuidados desenvolvidos para a população, toda a equipe tem se engajado para o fortalecimento do Pronatec em Arapiraca, e com o auxílio das secretarias municipais de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Saúde (SMS) e Políticas para as Mulheres (SMPM), ADFIMA e Facomar, Arapiraca tem intensificado ainda mais essas ações, aderindo a novos programas, a exemplo do “Pronatec Mulheres Mil”.
Em dezembro de 2013, a Prefeitura de Arapiraca realizou a formatura de 1900 jovens do município nos cursos disponibilizados pelo programa federal.