Aliança Comercial lamenta desempenho do comércio em 2013

Alagoas 24Horas/ArquivoComércio de Maceió

Comércio de Maceió

O presidente da Aliança Comercial de Maceió, Olinto Osório, voltou a afirmar que o desempenho do comércio de Maceió ficou abaixo da expectativa dos mais de 600 lojistas instalados no Centro da capital.

Segundo Osório, vários fatores contribuíram para a baixa performance, entre eles, o clima de insegurança, com vários boatos de arrastão, e a presença de vendedores ambulantes, concorrendo de forma desleal com os comerciantes.

“A maioria dos comerciantes apenas empatou ou ficou abaixo do desempenho registrado no mesmo período em dezembro do ano passado”, avaliou o presidente da entidade, que agrega os comerciantes do Centro.

Quanto aos ambulantes, Osório reconheceu que o problema é antigo e que está perto da sua resolução, na administração do prefeito Rui Palmeira (PSDB), uma vez que o Shopping Popular finalmente está sendo revitalizado.

O shopping, inaugurado na gestão do prefeito Cícero Almeida, foi ‘abandonado’ por alguns permissionários que alegavam falta de estrutura, calor, além de falta de divulgação adequada.

A Secretaria de Economia Solidária da Prefeitura de Maceió deu início ao processo de climatização do shopping, além de instalação de lojas-âncoras (bancos) para revitalizar o local e relocar os permissionários.

O presidente da Aliança reconhece, ainda, que a situação econômica brasileira foi um fator complicador. O setor, que havia registrado desempenho crescente até 2012, registrou uma redução em 2013. Especialistas do setor, no entanto, asseguram que mesmo esta redução estava dentro do previsto e que não há crise no setor.

Apesar do desempenho aquém do esperado, Olinto Osório aponta que o comércio de Maceió está em melhores condições do que de outras capitais. O presidente da Aliança citou a reforma por que passou o centro comercial e destacou as ações adotadas pelos próprios comerciantes como forma de incentivar o consumo.

“Estamos nos preparando para ter um ano melhor e o próximo dezembro que supere as expectativas.”

Veja Mais

Deixe um comentário