Braskem anuncia parceria com Siluria para o desenvolvimento de tecnologia inédita para a produção de eteno

AlagoasNegócios
AlagoasNegócios

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Siluria Technologies, empresa americana pioneira na produção comercial de combustíveis e produtos químicos a partir de gás natural, firmaram um acordo de colaboração para a conversão direta do metano do gás natural em eteno – matéria-prima usada pela indústria petroquímica.

Denominada acoplamento oxidativo de metano (OCM) desenvolvida pela Siluria, a tecnologia abre inúmeras oportunidades de utilização em diversos segmentos da indústria, inclusive o petroquímico, com a possibilidade de eliminar a etapa inicial de craqueamento da nafta para obtenção de eteno. Juntas, as empresas realizarão um estudo para identificar perspectivas comerciais desta tecnologia nas plantas de base eteno da Braskem.

O contrato prevê opções de licenciamento para introdução da tecnologia da Siluria em escala mundial pela Braskem, além de oportunidades para que a Companhia adquira o eteno produzido por futuras plantas da Siluria. A parceria também prevê direitos de participação societária da empresa norte-americana em eventuais projetos comerciais da Braskem que utilizem a tecnologia. A empresa brasileira contará ainda com uma planta de demonstração de OCM da Siluria, prevista para o quarto trimestre de 2014, em uma de suas fábricas nos Estados Unidos.

“Estamos muito felizes de poder trabalhar com uma empresa líder na fabricação de olefinas e derivativos como a Braskem”, destacou Ed Dineen, diretor presidente da Siluria. “Sua experiência no setor, ampla presença e aspiração ao crescimento fazem da Braskem o parceiro inicial ideal na estratégia de Siluria de desenvolver múltiplas parcerias para a implantação da tecnologia em diversos setores de processamento de produtos químicos, combustíveis e gás natural”.

“A Braskem busca o crescimento do negócio nas Américas e no mundo todo”, disse Fernando Musa, diretor-presidente da Braskem América. “Acreditamos que a tecnologia da Siluria possa desempenhar um papel importante em nossa estratégia de crescimento, além de fortalecer potencialmente nossa base atual de ativos".

Sobre a Braskem:
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Sobre a Siluria:
A Siluria Technologies é pioneira na produção comercial de combustíveis e produtos químicos fabricados a partir do gás natural, uma matéria-prima limpa e abundante. Acredita-se que a tecnologia inovadora de processamento da Siluria seja o primeiro processo comercialmente viável de conversão direta de metano em eteno, criando um potencial de substituição do petróleo por gás natural como uma fonte mundial de alternativas para produção de combustíveis, produtos químicos e plásticos. Suas tecnologias revolucionárias de catalisadores combinam nano-materiais, biotecnologia e engenharia química mediante um processo que pode ser integrado à infraestrutura já existente.

Fonte: Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário