Campanha de combate à hanseníase começa no domingo (26)

Secom MaceióSecom Maceió

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Combate à Hanseníase, realiza ações pontuais para reforçar a prevenção da população contra a Hanseníase. As atividades fazem parte da programação do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase e começam com uma grande mobilização na orla de Pajucara, neste domingo (26), próxima à Barraca Kanoa, a partir das 9h.

No local, a equipe da SMS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, promoverá, com orientações e distribuição de panfletos, a divulgação de sinais e sintomas da doença, encaminhando os casos suspeitos para tratamento nas unidades de saúde.

“A hanseníase é uma doença que atinge cerca de 30 mil pessoas por ano no Brasil e, por isso, é considerada um problema de saúde pública. Conscientizar a população acerca a existência da doença e alertar sobre os primeiros sinais e sintomas são medidas fundamentais no enfrentamento da hanseníase”, afirma a coordenadora do Programa em Maceió, Vânia Barbosa.

A partir de segunda-feira (27), as ações preventivas de combate à hanseníase passarão a ser realizadas pelas unidades de saúde do município, onde as equipes darão início ao trabalho com distribuição de material informativo e palestras em salas de espera, promovendo o conhecimento com a finalidade de eliminar o preconceito e o estigma relacionado à doença. A ação envolve ainda a busca de casos de abandono, a descoberta de casos novos com o exame local e o incentivo para que os ‘comunicantes’ também realizem o exame da pele.

“Além do paciente, as pessoas que vivem em contato com ele – chamadas de comunicantes – também precisam ser submetidas ao exame de pele, onde serão rastreados manchas, caroços e nervos. Esse simples ato, recomendado pelo Ministério da saúde, é muito importante para interromper a transmissão da endemia”, afirma Vânia.

Em Maceió, a SMS tem registrado, em média, 130 novos casos por ano. Diante dessa realidade, a coordenadora reforça a importância da prevenção, lembrando que a hanseníase é uma doença de fácil diagnóstico e de tratamento gratuito na rede pública, o que reduz o risco de sequela, evitando o comprometimento dos nervos, que levam à incapacidade física.

Hanseníase

O Dia Mundial de Combate à Hanseníase foi criado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) em 1954, a pedido do jornalista francês Raoul Follereau, conhecido na época do isolamento compulsório para as pessoas acometidas pela hanseníase, como “o pai dos leprosos”. Follereau dizia que era necessário um dia mundial de combate à “lepra”, como era conhecida a doença, para que um dia ela deixasse de existir. Seu objetivo era que os doentes fossem tratados, respeitando-se sua dignidade e sua liberdade.

A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae, que atinge preferencialmente nervos e pele. Quando não diagnosticado precocemente, pode evoluir com deformidades, gerando o preconceito social. A hanseníase tem cura. Na primeira dose do tratamento morrem 99% dos bacilos e não há mais perigo de contaminação. Podem surgir manchas avermelhadas ou brancas com alteração de sensibilidade, engrossamento dos nervos caroços, placas, inchaços e perda de força muscular.

A transmissão ocorre pelo convívio com pessoa doente e sem tratamento. A pessoa doente não tratada elimina bacilos ao respirar, falar, tossir. É importante saber que a hanseníase não é hereditária e que a maioria das pessoas (90%) tem resistência natural contra essa doença. Em Maceió, toda a população pode ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento, bastando apenas ir a uma das 54 unidades de saúde que desenvolvem o Programa de Combate à Hanseníase. Caso seja diagnosticada a doença, o tratamento é gratuito e dura entre 6 e 12 meses.

Acompanhe a Programação nas Unidades

Dia 26/01/14- Pajuçara (Coord. Estadual e Municipal)

Dia 27/01/14-Unidade de Saúde Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra)

Dia 28/01/14- US Roland Simon (Vergel)

Dia 29/01/14- US Pitanguinha

Dia 30/01/14- Pam Bebedouro

Dia 30/01/14- US João Paulo II (Jacintinho)

Dia 04/0214- US Djalma Loureiro (Clima Bom)

Dia 05/02/14- US Hamilton Falcão (Benedito Bentes)

Dia 05/02/14- 2º Centro de Saúde

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário