Instituto de Identificação de Alagoas bate recorde na emissão de RGs

Alagoas24horasInstituto de Identificação

Instituto de Identificação

Novo sistema, reforma do órgão e ampliação dos postos foram determinantes para o aumento da produção, a maior desde a criação do órgão

A direção do Instituto de Identificação de Alagoas divulgou na manhã desta segunda-feira (3) as estatísticas sobre a produção de emissão das carteiras de identidade em 2013. A produção recorde foi a maior dos últimos 10 anos, após a informatização e implantação do sistema afys de identificação civil.

No passado foram produzidas 167.762 carteiras de identidade, representando um aumento de 11% se comparado a 2012, quando foram confeccionadas 151.150 RGs. Quando os mesmos números são comparados a 2003, ano de lançamento do sistema, que teve uma produção de 30.086 carteiras, o aumento é maior ainda, de 457,6%.

A diretora do Instituto de Identificação, Madalena Cardoso, comemora os números e afirma que o recorde se deu na emissão das 1ª e 2ª vias do documento. Em 2013 foram confeccionadas 58.152 segundas vias de carteiras de identidade, um aumento de 23,5% referente a 2012, quando foram feitos 71.858 documentos. Com relação às primeiras vias, o aumento foi de 3,1%, saltando de 92.998 em 2012 para 95.904 em 2013.

“Para este ano, a expectativa é que seja novamente batido esse recorde, isso porque com o novo sistema e a reforma realizada na sede do II, estamos conseguindo ampliar o atendimento, tornando-o mais ágil, com a emissão e entrega rápida do documento. Nos dois primeiros meses, após a reinauguração, ultrapassamos a marca de 10 mil atendimentos de pessoas que se beneficiaram com os serviços oferecidos pelo órgão”, explicou a diretora.

Madalena ainda aponta outros fatores para o aumento da produção neste ano, a exemplo das eleições e a realização de concursos, situações em que se exigem um documento oficial com foto. Por isso, ela faz um alerta, como a carteira de identidade é o principal documento que identifica o cidadão brasileiro, os interessados devem procurar, com antecedência, um dos 23 postos do Instituto para solicitar o RG.

Fonte: Aarão José – POAL

Veja Mais

Deixe um comentário