Uma fotografia guardada há 50 anos e um nome na memória: Maria Vieira de Souza. Ao se deparar com uma matéria do Alagoas24Horas sobre uma idosa de 87 anos, residente na cidade de Petrópolis (RJ), que procura a família que deixou em Maceió, a funcionária da prefeitura de Marechal Deodoro, Ana Nery Souza soube imediatamente que se tratava da sua avó. Ela não conhece a avó materna, mas sabe toda a história através dos relatos cheios de saudade de sua mãe, Maria José Vieira Martins, 66 anos, que mora em Maceió e passou a vida toda à espera de notícias.
Três dias após a divulgação da matéria, Ana Nery entrou em contato com a redação para informar que fazia parte da família a quem Dona Maria procura. “Desde o primeiro momento em que vi a matéria sabia que era a minha avó porque a foto que a minha mãe guardou da minha avó é igual a que foi publicada. Os nomes dos parentes também eram os mesmos”, disse.
Na mesma hora ela tratou de informar a sua mãe e sua tia, Ribelita Vieira Martins, que se reuniram para entrar em contato com o jornalista Carlos Alberto Gonçalves e consequentemente com Dona Maria. “É um momento de muita emoção. Minha mãe e minha tia ficaram esperando notícias e somente agora conseguimos contato”, contou.
Ainda segundo Ana, para as filhas o alívio foi ainda maior porque havia recebido informações, por uma prima, que Dona Maria já havia falecido. Questionada sobre a terceira filha a quem Dona Maria procura: Cristina Vieira Martins, ela informou que ninguém tem notícias dela há muitos anos. Cristina teria deixado Maceió para viver em São Paulo quando tinha 14 anos e desde então não entrou em contato.
“É um final feliz, só falta um novo encontro, que ainda não tem data para acontecer”, concluiu.