Mais uma vez, o trabalho realizado pelo Sebrae Alagoas vira destaque nacional. Na última semana, a instituição recebeu visitantes do Paraná para conhecer o sistema alagoano de abertura de empresas. Dessa vez, no próximo dia 21, Alagoas receberá a visita da analista Débora Souza, do Sebrae Minas Gerais, para mais um intercâmbio de experiências.
A representante mineira vem a Maceió com o intuito de conhecer de perto os modelos de gestão e operacionalização, aplicados em Alagoas, da solução Comércio Brasil, ferramenta criada para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas a novos canais de comercialização. Atualmente, o Sebrae Minas passa por um processo de reestruturação da atuação do Comércio Brasil, devido ao programa Sebrae 2014.
Durante a visita, além de conhecer o modelo de atuação de Alagoas, a analista vai visitar as empresas locais que avançaram após a aplicação da metodologia. De acordo com Agmar Abdon Campos, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae/MG, o interesse de conhecer a solução em Alagoas surgiu após uma reunião feita, ano passado, em Fortaleza. Na ocasião, Willams Lopes, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Alagoas, apresentou o sistema de organização do Comércio Brasil no estado.
“O Willams apresentou alguns processos utilizados em Alagoas, para inserir uma empresa, monitorar e até mesmo retirá-la do Comércio Brasil. Foi possível perceber uma organização diferenciada do Sebrae Alagoas. Esses e outros quesitos podem agregar bastante ao trabalho de melhoria da ferramenta em Minas Gerais”, acredita Agmar.
Willams Lopes afirma que o volume de negócios feitos pelas empresas do Comércio Brasil em Alagoas também é um dos motivos do sucesso da ferramenta no estado. “No último semestre do ano passado, Alagoas estava em primeiro lugar no ranking do Comércio Brasil, movimentando mais de R$ 6,3 milhões”, afirmou.
“Tudo isso é fruto de um trabalho em conjunto com gestores de projetos e consultores. Somos gratos aos colegas de Minas Gerais por terem escolhido Alagoas para o intercâmbio de experiências”, acrescentou Fátima Santos, gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Alagoas.