Conselheiros entram com representação no MPE para tomar posse

AssessoriaPromotor Flávio Gomes recebe conselheiros do Conepir

Promotor Flávio Gomes recebe conselheiros do Conepir

Representantes de grupos da sociedade civil organizada entraram com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) para que os conselheiros – nomeados em Diário Oficial – tomem posse no Conselho Estadual de Políticas de Igualdade Racial (Conepir). Eles foram recebidos pelo promotor Flávio Gomes, da promotoria de Direitos Humanos do MPE, na manhã desta terça-feira, 25.

De acordo com Helcias Pereira, do Conselheiro Nacional de Igualdade Racial, desde agosto que a superintendência Estadual de Direitos Humanos, órgão ligado à Secretaria da Mulher, marcou e desmarcou duas datas, “em cima da hora, uma total falta de respeito para os conselheiros”.

Ao todo são 26 conselheiros, 13 representantes da sociedade civil e 13 nomeados pelo Estado, que esperam tomar posse. Segundo Pereira, o conselho tem a função consultiva e deliberativa de acompanhamento aos grupos considerados como ‘minorias’.

“Temos um Estado violento para negro, homossexuais, transexuais e mulheres. Temos um conselho bem representado com vários segmentos da sociedade que defendem a luta da igualdade social e não podemos tomar posse, tem alguma coisa errada e o Ministério Público é o nosso parceiro para investigar isso”, destacou Pereira.

De acordo com o promotor Flávio Gomes, em entrevista a uma rádio local, a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos será oficializada para apresentar uma resposta sobre a posse dos conselheiros. Ele destacou a importância do conselho, que reflete os anseios da população e que não entende tal morosidade.

O Alagoas24horas tentou contato com o superintendente de Direitos Humanos, Geraldo Magella, mas sem sucesso.

Veja Mais

Deixe um comentário