Operação Inverno: Prefeitura faz vistoria na Grota do Estrondo

Pei Fon/ Secom MaceióVistoria aconteceu na Grota do Estrondo

Vistoria aconteceu na Grota do Estrondo

A Prefeitura de Maceió vem atuando intensamente nas áreas de risco prevenindo possíveis desastres em períodos chuvosos. Desde o dia 31 de janeiro várias localidades estão sendo visitadas e têm recebido ações preventivas por meio da Operação Verão. Nesta segunda-feira (10), o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, visitou a Grota do Estrondo na região da Pitanguinha.

“Estamos dando prosseguimento à Operação Inverno. Sabemos que em Maceió existe um grande déficit habitacional e estamos trabalhando para diminuir esses índices com a entrega e construção de novas moradias. Mas onde essa dificuldade ainda existe estamos chegando com todo esse trabalho preventivo nas áreas de risco. Nossa obrigação é estar aqui trabalhando”, salientou Marcelo Palmeira.

Depois da Grota do Cigano, Santa Rosa de Lima, Grota do Moreira, Grota das Piabas e Grota do Pau D’arco, foi a vez da Grota do Estrondo. Desde sábado (08), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) estão na área realizando uma série de serviços que começaram com mutirão e devem se estender durante toda a semana.

Marcelo visitou as áreas que estão recebendo limpeza. Lá ele observou atentamente o andamento dos serviços, observou necessidades estruturais da grota e também conversou com os moradores. “Prevenindo, a gente pode minimizar os riscos e os danos para que, assim, a população possa ter tranquilidade durante o inverno e evitar fatalidades como as que já ocorreram em anos anteriores”, destacou Marcelo. Serviços de roço, capinação, limpeza e retirada de resíduos dos córregos e entulhos das encostas estão sendo realizados pelas equipes.

“Temos trabalhado nessas localidades, mas os próximos locais que receberão as ações da Operação Inverno, inicialmente, serão a Grota do Aterro, Grota do Ouro Preto e Grota Santa Helena, que já têm histórico de ocorrências provocadas pelas chuvas”, antecipou Dinário Lemos, coordenador geral da Comdec.

Pablo Ângelo diretor de Operações da Slum enfatizou: “Além da questão da limpeza, a gente tenta embutir na população a consciência ambiental, informando a eles que evitem jogar lixo no canal ou nas encostas. A população tem sido bastante receptiva, mas precisa entender que deve ser parceira do poder público e fazer a sua parte”.

A população beneficiada comemora a chegada da Operação. “Os moradores recebem essa ação com muita satisfação e agradece a toda a equipe da Prefeitura que tem se preocupado com a gente. Nas vezes que tinha lixo e a chuva vinha, derrubava casas. Sem o lixo, a água chega e não tem desmoronamento. Com toda essa limpeza sendo feita, com certeza, quando a chuva vier a gente não vai sofrer como já sofreu”, disse Cícero Félix, que vive ma Grota do Estrondo há cerca de 30 anos.

“Maceió é uma cidade que tem muitas grotas, por isso, essa prevenção é muito importante. Nesse período de sol é possível ter uma efetividade maior nesse trabalhado de contenção evitando problemas maiores quando a chuva chegar”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Chico Filho, que também participou da vistoria.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário