Dezessete laboratórios farmacêuticos e fornecedores de várias partes do país formalizaram, nesta sexta-feira, 21, o contrato para o abastecimento de medicamentos da assistência farmacêutica básica dos municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – Conisul – com a presença do presidente da entidade, prefeito de Penedo, Március Beltrão.
Para se ter uma ideia da economia proporcionada pela compra compartilhada, dentro dos medicamentos estratégicos, a exemplo de hipertensão e diabetes, o Conisul conseguiu reduzir na ordem de 60% os custos em relação ao valor que era adquirido nos moldes de compra tradicional, feito por esses municípios de forma isolada anteriormente.
A partir da assinatura do documento, as empresas terão trinta dias para fazer as entregas dos medicamentos e insumos nos municípios. “A compra em maior volume possibilita poder de negociação. Um medicamento para cardíaco, comprado por valores que variam de R$0,02 a 0,04 centavos, cai para R$0, 01 quando comprado pelo Consórcio. Essa redução ajuda no orçamento das prefeituras ao mesmo tempo em que amplia a capacidade de aquisição de outros produtos”, reforça o presidente, Március Beltrão.
A expectativa é que outros municípios, na condição de convenentes, possam adquirir medicamentos. “Já estamos recebendo propostas de outras prefeituras que estão interessadas em fazer as compras conosco. Reforçamos que queremos expandir esse benefício para todo o Estado”, reitera Beltrão. Estiveram presentes no momento da assinatura da ata de registro de preços os prefeitos de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão e Junqueiro, Fernando Pereira e o superintendente do Conisul, Pedro Madeiro.