A Polícia Federal (PF) prendeu no dia 19 de março um casal de argentinos acusados de fazer transporte internacional de drogas. Eles estavam a bordo do navio cruzeiro Gran Celebration, de bandeira portuguesa. Os estrangeiros foram detidos com 12,7 kg de cocaína, quando o navio passava próximo ao território da Bahia.
Ignacio Pio Spinoza Reyes, de 44 anos, e Eva Cristina Velardez, 46, não possuiam antecedentes criminais. Eles saíram de Buenos Aires, na Argentina, no dia 11 de março, com destino à Espanha. O navio, que tinha 2,1 mil pessoas (sendo 1,5 mil passageiros – 80% argentinos – e 600 tripulantes), passaria pelo Uruguai, Rio de Janeiro, Bahia, Maceió e teria como destino final a cidade de Valência, na Espanha.
A PF iniciou, no Rio, a realizar o serviço de checagem de passaporte e registro de entrada. Ao identificar o casal, no caminho da Bahia, fizeram uma vistoria na cabine dos estrangeiros e encontraram embaixo e dentro do colchão 22 invólucros de cocaína que estavam acondicionados em bexigas de borracha. Além da droga, foram apreendidos dois passaportes, dois aparelhos celulares e um laptop.
Os policiais autuaram os argentinos por tráfico internacional de entorpecentes. Caso sejam condenados, os dois poderão pegar penas que variam de cinco a 15 anos de reclusão. Eles foram encaminhados ao Sistema Prisional de Salvador, na Bahia, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.
No interrogatório, Ignacio informou que recebeu uma proposta de um argentino de transportar a droga, em que receberia € 20 mil (cerca de R$ 63 mil). Eva teria sido apresentada a ele pelo traficante, e deveria fingir que era sua companheira de viagem. Parte da droga foi recebida na Argentina (6kg) e outra parte (6,7kg) no Uruguai.