IHGA empossa novos membros nesta quinta-feira

GoogleInstituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGA) empossa nesta quinta-feira (03), o advogado Fernando Maciel para cadeira de número 27 que tem como patrono Antônio Guedes de Miranda.

Fernando Maciel é mestre em Direito e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e passa a ocupar a cadeira que estava vazia desde dezembro em função do falecimento de seu último ocupante, o jurista Carlos Ramiro Bastos.

“Poder ter sido eleito para compor uma instituição tão importante para a cultura de Alagoas, sobretudo para sua história e estudo da geografia, é muito honroso, sobremaneira ao tempo em que ocuparei a cadeira de um grande jurista como é o imortal Carlos Ramiro Bastos. Esta circunstancia me traz também muita responsabilidade, espero poder contribuir para o estudo e divulgação dos costumes, história e cultura de nosso povo.”

Serão empossados também o professor universitário Radjalma Cavalcante (Cadeira noº 11), o jornalista Ênio Lins (Cadeira nº 18), o escritor Marcos Davi Lemos de Melo (Cadeira nº 42) e o escritor e memorialista Carlito Lima (Cadeira nº 46).

A cerimônia acontece às 19h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, localizado na Rua do Sol, Centro.

Uma cadeira entre o Direito e a literatura
Antônio Guedes de Miranda, Carlos Ramiro Bastos e Fernando Maciel têm mais em comum que a cadeira 27 do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, a dedicação ao Direito e a vocação para literatura.

O jurista Antônio Guedes de Miranda foi professor da extinta Faculdade de Direito de Pernambuco, vice-governador de Alagoas, jornalista e poeta. Além da prestação de serviços com o Direito, Guedes de Miranda deixou como legado os livros Exaltação à terra e sua gente, Antes que desça a noite e Eu e o Tempo.

Carlos Ramiro Bastos foi advogado e contista, atuou como professor universitário e membro do Conselho de Pesquisas da UFAL; foi secretário de Estado de Alagoas e do município de Maceió.

Já o advogado Fernando Maciel é mestre em Direito Privado e atua como professor da Universidade Federal de Alagoas. Maciel é também poeta e membro da Academia Alagoana de Letras, além dos diversos artigos publicados em revistas especializadas, o advogado tem cinco livros lançados, quatro de Direito e um de poesia.

Uma história de 152 anos de pesquisa
Fundado em 1862, o IHGAL é uma sociedade civil privada destinada aos estudos nos campos da História e da Geografia de Alagoas. É o terceiro Instituto Histórico e Geográfico mais antigo do Brasil, tendo como patrono o imperador Dom Pedro II.

O Instituto abriga o mais representativo acervo iconográfico e documental sobre a história de Alagoas, exposto permanentemente no Museu do IHGA.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário