A partir de maio, os professores dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia poderão ter acesso a um curso de inglês gratuito pelo Programa Inglês sem Fonteiras, oferecido pelo MEC (Ministério da Educação). A novidade foi divulgada nesta sexta-feira (4) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Atualmente, o curso é oferecido a estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em universidades públicas e alunos de instituições privadas que tenham obtido no mínimo 600 pontos em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009.
O programa tem o objetivo de melhorar o nível de inglês dos estudantes e aumentar a participação no Programa Ciência sem Fronteiras. Com mais de 500 mil inscritos, o curso funciona pela plataforma virtual MEO (My English Online), que disponibiliza materiais para o desenvolvimento de habilidades no idioma do nível básico ao avançado, e é desenvolvido pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning.
Também segundo a autarquia, está prevista, também para maio, a apresentação de novas funcionalidades na plataforma do MEO. Entre estas, está a possibilidade de o aluno acompanhar seu desempenho ao longo do curso por meio de relatórios personalizados.