As obras de conclusão da nova Avenida Josefa de Mello, em Maceió seguem intensamente. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) trabalham empenhadas na construção. Já os serviços de iluminação são conduzidos pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).
A iluminação é um dos recursos estruturais da via que, quando concluída, terá mais de 2 km de extensão, contando com recursos como pista dupla, ciclovia, calçadão e passagem de nível. A avenida, orçada em R$ 7,7 milhões, interligará os bairros de Cruz das Almas e Barro Duro. Ela e é considerada a primeira grande obra da gestão Rui Palmeira.
De acordo com o superintendente da Sima, Ib Brêda, a população pode aguardar uma via bem iluminada. “Vai ficar um trabalho muito bonito, com uma iluminação metálica e uma distância pequena entre os postes – 30 metros. Em cada um deles, será implantada uma luminária com potência forte de 400 kw”, explicou.
Além do trabalho visível, todo um serviço subterrâneo vem sendo implantado ao longo dos meses: os eletrodutos. Conforme o nome já indica, são dutos que contêm os cabos, os condutores elétricos. Eles protegem a fiação contra influências do meio externo, choques e evitando possíveis incêndios ou explosões.
“A Sima continua trabalhando forte na Avenida Josefa de Mello. Estamos escavando e lançando os eletrodutos, agora no último trecho, que fica entre a Rua Santa Amélia, no Sítio São Jorge e a Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro. O trecho entre a Avenida Gustavo Paiva, na Cruz das Almas e a Rua Santa Amélia, no Sítio São Jorge, já está pronto”, resumiu Brêda.
Mobilidade Urbana
Em sua visita mais recente à obra, o prefeito Rui Palmeira enfatizou que a construção da Avenida Josefa de Mello é uma resposta aos problemas de mobilidade urbana da cidade de Maceió. “Essa obra vai ajudar o maceioense, que enfrenta diariamente longos congestionamentos para chegar aos locais de trabalho. Além disso, temos o benefício que ela representa no que diz respeito à valorização territorial”, afirmou.
Serviços como revestimento, drenagem, reaterro, construção de um muro de pedra e pavimentação também estão sendo executados. Os ciclistas também serão beneficiados com a construção da Josefa de Mello. “A obra também leva em consideração o número crescente de ciclistas na capital alagoana. Aqui teremos uma ciclovia toda iluminada e que seguirá os padrões europeus”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Fernandes.