A construção das creches da rede municipal de Maceió irá contar o olhar atento e dedicado dos alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que terão a oportunidade de sair da sala de aula e se dedicar às praticas do curso em um ato de cidadania. O grupo vai participar da execução das obras de mais 20 creches em bairros distintos da capital, colocando em prática tudo que aprendeu na universidade. A iniciativa contou com o apoio do vereador Guilherme Soares (PSOL), membro da Comissão de Educação da Câmara de Maceió.
Os alunos fazem parte da turma da disciplina Prática de Construção, lecionada pelo professor Pedro Cabral. Para o docente, a participação dos futuros arquitetos nas obras é para que eles não tenham somente a prática na elaboração de projetos nos escritórios, mas que possam ter contato com a prática diretamente na construção de obras. “Com eles aprendendo e vendo como uma obra é construída, eles poderão, inclusive, direcionar melhor seus projetos”, disse Cabral.
Cerca de 15 estudantes do 8º período de arquitetura serão lotados nas construção das creches. “Essa disciplina requer que os alunos saiam do castelo da universidade e caiam em campo. Conversando com o vereador Guilherme, que também foi professor do curso de arquitetura da Ufal, ele me informou que a Secretaria de Educação tinha várias obras, onde eles poderiam participar”, detalhou o professor, agradecendo à iniciativa do parlamentar em fazer a intermediação com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O vereador Guilherme enfatizou a importância dos alunos conhecerem uma obra e o seu andamento, mas destacou, principalmente, a cidadania exercida pelos estudantes. “Eles estão devolvendo para a sociedade os seus conhecimentos profissionais, pessoais e como cidadão. Eu como professor, que militei nos cursos de engenharia e arquitetura da Ufal por mais de 35 anos, sempre comunguei com meus alunos que eles não poderiam deixar de estudar sem ver a aplicabilidade da teoria na prática”.
Os bairros visitados por esses alunos serão o Benedito Bentes, Village Campestre, Jacintinho, Tabuleiros do Martins, e no bairro do Bom Parto, na creche Tenente Madalena, tida como um modelo para os alunos. Para a estudante Emmanuela Jardim, o aprendizado será importante para aprofundar os conhecimentos adquiridos na universidade. “Isso dará mais segurança para nós no momento de elaborar um projeto”, completou Emmanuella.
Já a estudante Priscila Correia destacou a importância de sair da teoria para a prática, mas ressaltou que, como cidadã, estará também colaborando com a sua comunidade. “Eu moro no Bom Parto e poder auxiliar na construção da creche da minha comunidade será muito importante, pois vou contribuir para que diversas crianças, que ainda estão fora das salas de aulas, possam estudar”, assegurou Priscila.
O setor de engenharia da Semed realizou a distribuição das creches e o seu planejamento de construção. As visitas nas unidades terão início na próxima semana.