Desde 1989, oitavas de final da Libertadores não terão times de Rio e São Paulo

Gazeta PressCruzeiro garantiu passagem para as oitavas de final da Copa Libertadores

Cruzeiro garantiu passagem para as oitavas de final da Copa Libertadores

A edição de 2014 da Copa Libertadores já começou com uma novidade: pela primeira vez desde 1998, nenhum clube do estado de São Paulo classificou-se para disputar a competição. Com as eliminações de Botafogo e Flamengo na última quarta-feira, outra "escrita" foi derrubada: pela primeira vez desde 1989, a fase de "mata-mata" começará sem a presença de cariocas ou paulistas.

Na ocasião, Internacional e Bahia representaram o Brasil. Os dois se enfrentaram nas quartas de final, e a equipe gaúcha levou vantagem. A trajetória acabou nas semifinais, no entanto, em derrota nos pênaltis para o Olimpia, do Paraguai, após uma vitória por 1 a 0 em Assunção e um revés por 3 a 2 em Porto Alegre.

O "adeus" de Botafogo e Flamengo, somado à queda do Atlético-PR na terça-feira, também configurou a primeira vez na história da compertição em que três brasileiros foram eliminados ainda na fase de grupos.

Vale lembrar, no entanto, que o atual formato, em que cinco equipes do Brasil disputam a Libertadores – seis quando o campeão do ano anterior for "produto nacional", como foi o Atlético-MG em 2013 – vigora apenas desde 2004.

Entre 1999 e 2003, apenas quatro brasileiros – cinco com o eventual campeão – garantiam vaga na competição. Entre 1968 e 1998, o número de vagas certas eram duas. Antes, entre 1960 e 1967, apenas uma.

As exceções foram os anos de 1966, 1969 e 1970, quando a então CBD entrou em conflito com a Conmebol por conta do calendário da Libertadores, que atrapalharia a preparação da seleção brasileira para as Copas do Mundo da Inglaterra e do México, e nenhum clube do país participou.

Nesta edição, as esperanças nacionais remanescentes são Cruzeiro, Atlético-MG e Grêmio. O atual campeão brasileiro, que parecia eliminado há duas semanas, alcançou o segundo lugar do grupo 5 após vencer o Real Garcilaso por 3 a 0, no Mineirão, "salvando" a noite de quarta-feira para o Brasil.

Atlético e Grêmio, por sua vez, tiveram trajetórias bem mais tranquilas, assegurando a classificação – e a liderança de seus respectivos grupos – com uma rodada de antecedência.

Nesta quinta, às 17h30 (de Brasília), a equipe mineira encara o Zamora, da Venezuela, no Independência, para tentar melhorar sua colocação para as oitavas de final. Mais tarde, às 22h, o Tricolor Gaúcho encerra sua participação na fase de grupos recebendo os uruguaios do Nacional.

De acordo com o atual panorama da Libertadores, o Cruzeiro encararia nas oitavas de final o Unión Española, do Chile. O Atlético-MG enfrentaria o León, do México, e o Grêmio teria pela frente o Newell’s Old Boys, da Argentina.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário