Semas, FAF, CSA e CRB se unem contra o trabalho infantil em Maceió

AssessoriaSemas, FAF, CSA e CRB se unem contra o trabalho infantil em Maceió

Semas, FAF, CSA e CRB se unem contra o trabalho infantil em Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Federação Alagoana de Futebol (FAF), o Centro Sportivo Alagoano (CSA) e o Clube de Regatas Brasil (CRB) se uniram em prol da erradicação do trabalho infantil em Maceió. Para selar esta parceria, eles entram em campo juntos neste domingo (13) para levantar o Cartão Vermelho para uma das mais severas formas de exploração infanto-juvenil.

A ação de mobilização, que vai acontecer no Estádio Rei Pelé, palco do clássico entre CSA e CRB em jogo válido pelo Campeonato Alagoano de Futebol 2014, terá início minutos antes da partida e vai contar com faixas de abordagem, entrega de materiais com os slogans da campanha, que tem como tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, e distribuição de camisas pelos jogadores.

A iniciativa da Semas teve aceitação imediata com a aceitação imediata da FAF e da direção dos dois clubes, que estão bastante otimistas para o jogo e, mesmo com a rivalidade, vão torcer juntos pelo mesmo propósito: o fim da exploração e da desigualdade social.

A parceria entre a Semas, FAF, CSA e CRB sela a abertura da campanha da Assistência Social de Maceió de erradicação do trabalho infantil deste ano. Segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Semas, Shirley Fragoso, o incentivo ao esporte, uma das principais armas na luta contra o trabalho infantil, será intensificado durante as campanhas deste ano, uma vez que o Brasil é sede da Capa do Mundo de 2014.

“Este será o início das nossas ações. Escolhemos o clássico porque, além de atingir o maior público dentro da nossa capital, queremos que todos enxerguem que o esporte consegue mudar várias situações consideradas de risco. Intensificaremos ainda mais os trabalhos na área e temos vários planos para o decorrer do ano”, destacou a coordenadora.

A secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, lembra que os núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Semas já trabalham com o incentivo ao esporte e a cultura e atendem mais de 600 crianças da capital, promovendo oficinas e ocupando-as no horário em não estão na escola. “Lugar de criança não é no trabalho. Por isso, nossa preocupação em dar oportunidades. Tanto que no período de férias escolares, realizamos colônias de férias nos núcleos do Serviço de Convivência. Com um trabalho multidisciplinar, conseguimos evitar que as crianças estivessem vulneráveis durante o período de férias escolar”, ressaltou Juliana Vergetti.

A partida do Campeonato Alagoano entre CSA e CRB, que vai contar com a mobilização da Assistência Social, está marcada para as 15h15 no Estádio Rei Pelé.

Em casos de exploração do trabalho infantil, qualquer pessoa pode ligar para o Disque 100 e denunciar o caso ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Ministério Público do Trabalho ou a Superintendência Regional do Trabalho de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário