O ministro Joquim Barbosa, que vistoriou na manhã desta terça-feira, dia 15, o Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) foi sucinto ao falar das condições do núcleo. Em entrevista à imprensa alagoana, já no Aeorporto Internacional Zumbi dos Palmares, o ministro disse que a situação de Alagoas não é difrente de outros estados da federação, mas destacou que os menores infratores são mantidos em locais que parecem ‘jaulas’.
A visita de Barbosa, que surpreendeu a cúpula de segurança do Estado e do judiciário, tinha como motivação avaliar as condições do núcleo como preparação para o mutirão socioeducativo que acontecerá na primeira quinzena de maio sob a coordenação do conselheiro Guilherme Calmon. A visita do ministro para Alagoas já havia sido antecipado aqui no Alagoas 24 horas .
Há, ainda, a expectativa que Barbosa retorne à Alagoas para visitar o sistema prisional, já que ele não chegou a visitar as unidades.
Em breve entrevista à imprensa, o ministro revelou ainda que a falta de condições estruturais afetam a ressocialização dos menores. A falta de iluminação, ventilação e outros aspectos do núcleo estão comprometidos.
"Viemos aqui para registrar o que é mais aparente, mas o que vi aqui não é tão diferente dos outros estados", complementou.
O ministro assegurou que o levantamento completo será encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).