Celebrando o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado neste sábado (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove ações na Unidade de Saúde da Família Carla Nogueira, no Conjunto Selma Bandeira (Benedito Bentes), na próxima segunda-feira (28), no período da manhã, ações de educação em saúde com a comunidade. As atividades terão como foco principal o combate à hipertensão através de ações práticas que propiciam uma vida saudável.
As atividades na USF Carla Nogueira terão início às 8h, com palestras na sala de espera com o tema “Pirâmide alimentar, 10 passos para uma alimentação saudável e a importância da atividade física”, além da aferição de pressão, distribuição de panfletos educativos e plantão informativo com a prestação de informações sobre o combate à hipertensão.
A doença
Conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma das doenças que mais matam no Brasil. É um mal silencioso e a ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico, que muitas vezes só é feito quando o paciente apresenta complicações. Uma das formas para evitada a hipertensão é a aferição de pressão de forma regular e da adoção de um estilo de vida saudável.
A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal, ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8. A doença atinge, em média, 25% da população brasileira e embora não tenha causas exclusivamente genéticas, se a doença é comum na família, o paciente apresenta mais chances de sofrer com pressão alta.
“Existem fatores específicos que levam à hipertensão. O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco que levam a pessoa a desenvolver a doença. Assim como sedentarismo e ingestão excessiva de sal”, afirma Célia Holanda, coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da SMS.