Petistas no Congresso querem criar CPI sobre metrô de São Paulo

DivulgaçãoDivulgação

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse nesta quinta-feira (24) que a base aliada do governo vai começar a coletar assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de apurar o caso Alstom, suposta prática de cartel em licitações do metrô de São Paulo durante governos do PSDB.

A CPMI da Alstom é uma reação à decisão liminar proferida na última quarta-feira (23) pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, sobre a CPI da Petrobras no Senado. A ministra determinou que a comissão terá como foco de investigação apenas a Petrobras e não poderá ser ampliada, como queria o governo, para apurar também denúncias no metrô de São Paulo e na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.

“Se a oposição pensa que nós vamos deixar de lado a investigação sobre o metrô de São Paulo, e sobre outras suspeitas que pairam de má aplicação de dinheiro publico federal, estão enganados”, declarou Humberto Costa.

Ainda não há definição, segundo o senador, se a nova CPMI pedirá também apuração sobre a refinaria Abreu e Lima, que fica no Porto de Suape, administrado pelo governo de Pernambuco. O ex-governador, Eduardo Campos, será adversário de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais deste ano.

“Nós vamos começar a coletar assinaturas entre os senadores para a feitura da CPI da Alstom e ainda vamos discutir o que fazer em relação a outras denúncias” , disse Costa.

Os petistas pretendem apresentar o requerimento de criação da CPMI na próxima sessão do Congresso Nacional.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário