Campeões do Festival de Bumba Meu Boi recebem premiação

Pei Fon Secom/MaceióFestival Bumba Meu Boi – Entrega da premiação aos vencedores – Boi Vingador pelo grupo de acesso

Festival Bumba Meu Boi – Entrega da premiação aos vencedores – Boi Vingador pelo grupo de acesso

Na noite desta segunda-feira, 28, os bois Dragão e Vingador, vencedores do 22º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, receberam os troféus pelo primeiro lugar nos Grupos A e B do campeonato. A premiação aconteceu na Ponta da Terra e os troféus foram entregues pelo prefeito Rui Palmeira.

“Estive presente no festival e fiquei impressionado com a quantidade de gente e a paixão que as pessoas têm pelo Bumba Meu Boi. Na região de Ponta da Terra é realmente uma força impressionante essa manifestação cultural que representa muito de Alagoas, Maceió. A prefeitura seguirá apoiando esse tipo de iniciativa”, disse o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Este ano o boi Dragão trouxe para a arena o tema “Entre flores e espinhos: o calvário da seca e a volta das chuvas o boi dragão supera épocas”, enquanto o campeão do Grupo B trabalhou o tema “A vinda da Corte Real Portuguesa”. Após a entrega dos troféus, os dois grupos se apresentaram para a comunidade.

Segundo o vice-prefeito Marcelo Palmeira, o festival consolida a competição dentro do calendário cultural da cidade. “Esse ano, a organização foi perfeita, com a presença expressiva do público e o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação. Temos a certeza que ano que vem teremos uma festa ainda mais bonita”, ressaltou.

De acordo com o presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, a entrega dos prêmios foi um momento de congregação com a comunidade, o grand finale do festival. “E aconteceu de uma maneira diferente, com o prefeito fazendo a entrega pessoalmente do troféu. Essa é uma gestão que está se aproximando do povo e esse foi um momento de comemorar com a comunidade a vitória”, destacou.

O 22º Festival de Bumba Meu Boi aconteceu nos dias 11 e 12 de abril em arena montada na Praça de Multieventos, na Pajuçara. Nos dois dias, 15 grupos de bumba meu boi se apresentaram dentro da mostra competitiva e outros cinco renderam honras ao grande homenageado desta edição do Festival, o mestre Everaldo Lins, falecido em março passado. Declarado Patrimônio Vivo de Alagoas, era mais conhecido como Mestre Vevéu.

Na mostra competitiva os grupos são avaliados quanto à evolução do boi, evolução do vaqueiro, bateria, entoada, beleza do boi, fantasia e conjunto.

“É a cultura do nosso povo sendo valorizada, com a Prefeitura incentivando a cultura do nosso município. Ficamos felizes com o tratamento que a cultura vem recebendo da gestão Rui Palmeira”, destacou o presidente da Câmara dos Vereadores, Chico Filho.

Mais vencedores

No Grupo A, os bois Cão de Raça, do Jacitinho, e Tigre, da Ponta da Terra ficaram com os segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já o Bumbá Alagoano, da Pajuçara, e o Olodum, de Cruz das Almas, levaram os segundo e terceiro lugares, respectivamente, pelo Grupo B.

“Para nós foi um espetáculo tanto de apresentação, como de organização o que nos deixa motivados para o festival do próximo ano. Ele será ainda melhor”, disse o presidente da Liga dos Grupos Bumba Meu Boi, Joel Ferreira.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário