A Diretoria de Saúde da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) iniciou na segunda-feira (28) a campanha de vacinação contra o vírus da influenza no sistema prisional. A vacinação, que diminui em 90% o risco de contrair a doença, acontecerá de 28 a 30 de abril e de 05 a 09 de maio, visando imunizar servidores e reeducandos.
Os reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti foram os primeiros a receber as doses da vacina que previne contra quatro tipos de vírus: Influenza tipo 1, tipo 2, tipo 3 e H1N1. Ao todo, 90% dos custodiados da unidade foram imunizados. A Diretora de Saúde Clarice Damasceno explicou que apenas 10% da população carcerária do Baldomero recusam a dose da vacina.
“A recepção está sendo boa. Antes de iniciarmos a vacinação, fizemos um trabalho de conscientização com os representantes de módulo, que são fundamentais para a divulgação da campanha”, disse a diretora. No dia 29, segundo dia de vacinação, reeducandos do Centro Psiquiátrico Judiciário (CPJ) e Presídio de Segurança Máxima (PSM) foram imunizados.
A vacinação está sendo feita nas enfermarias das unidades prisionais. Já nos presídio Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval, além do trabalho na enfermaria, os profissionais da saúde são conduzidas pelo Grupo de Intervenções Táticas (GIT) aos módulos de difícil acesso. Segundo a Diretora de Saúde, a vacinação está sendo feita de maneira humanizada.
“Nesses módulos mais distantes, o GIT desce com a equipe, retira os custodiados da cela e realizamos a vacinação. Isso, além de garantir a segurança dos enfermeiros, garante a humanização do trabalho”, afirmou Clarice Damasceno. A diretora explicou ainda que a campanha é muito importante para evitar casos da doença nas unidades.
“É fundamental vacinar os reeducandos, pois o aglomerado de pessoas favorece a disseminação da gripe. Vacinar os servidores também é importante, pois estão em contato direto com os custodiados”, contou. Ainda segundo a diretora, apesar de não haver estudos sobre o tema nas unidades prisionais de Alagoas, é perceptível a diminuição dos casos da doença nas unidades.
A campanha prossegue até dia 9 de maio. Ao todo, 5600 doses serão destinadas para a campanha, sendo 4281 para reeducandos e 1319 para servidores. A vacinação ainda acontecerá nos presídios Cyridião Durval, Casa de Custódia, Núcleo Ressocializador, Presídio Santa Luzia, Fábrica de Esperança, Presídio do Agreste e também para os reeducandos do semiaberto. A expectativa é continuar com os bons números da campanha realizada em 2013, onde aproximadamente 95% da população carcerária foi imunizada.
Servidores – No dia 2 de maio, no período de 8h às 12h, os servidores da Superintendência poderão ser imunizados contra a gripe no edifício Walmap, no bairro do Centro ou na portaria do sistema prisional. Também no dia 2, das 13h às 17h, a vacinação será realizada na sede da SGAP. Já no dia 9 de maio, das 8h às 17h, a campanha continua para servidores na portaria do sistema prisional.