O Conselho Deliberativo do Programa de Arranjos Produtivos Locais realizou, nesta quarta-feira (30), mais uma reunião ordinária, onde a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, tomou posse como presidente. Além disso, durante a reunião, houve uma apresentação do planejamento estratégico para o período 2014-2016, traçado pela coordenação do Programa.
Na abertura da reunião, Poliana Santana enfatizou a importância dos Arranjos Produtivos Locais para a economia e o desenvolvimento regional de Alagoas. “Os APLs têm sido fundamentais para o fomento de diversas atividades no estado. A agricultura ficou fortalecida, os micro e pequenos negócios do setor turístico, além de estimular novas atividades como a fitoterapia, pouco conhecida no estado, e o trabalho com a tecnologia da informação”, comentou.
Em seguida foram apresentados os resultados de dois dos APLs criados recentemente, o de Fruticultura no Agreste e o de Fitoterápicos. No APL de Fruticultura, a gestora Rosete Albuquerque fez um balanço de suas ações, onde houve um aumento na produção de frutas na região Agreste, entre elas, o cultivo da graviola gigante, produzida no município de Limoeiro de Anadia, que chega a pesar mais de 10kg.
Já no APL de Fitoterápicos, foram mostradas as parcerias firmadas com as instituições de pesquisa, entre elas a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para realização de novos estudos sobre plantas medicinais no estado. “Nossas atividades não se resumem apenas a produção de medicamentos fitoterápicos, mas também no fomento à agricultura, no cultivo de plantas medicinais”, explica a gestora do Arranjo, Maria Conceição.
Planejamento 2014-2016
Durante a apresentação do planejamento estratégico, o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato, comentou que o Programa de Arranjos Produtivos Locais em Alagoas, tornou-se referência no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pela gestão e os resultados obtidos durante as ações realizadas no estado.
Ele apresentou os principais projetos, indicadores e metas inseridos no planejamento, traçado por toda a coordenação do Programa no mês de março. As ações foram discutidas para que, posteriormente, todo o planejamento seja validado.