Ainda falando sobre os problemas e dores nas articulações, a coluna de hoje te ajuda a aliviar as dores de forma simples. Confira:
Em pé, com as mãos em concha, faça amassamentos em toda extensão dos ombros, principalmente na região da articulação que liga ombro com braço.
Com a ajuda da mão direita, alongue o cotovelo esquerdo para o lado oposto do corpo, fazendo o mesmo do outro lado.
Inspire e leve seus ombros até a altura da orelha. Solte o ar, faça giros com eles para frente e para trás. Solte a articulação da cabeça e faça movimentos laterais.
Com as mãos nos ombros, empurre os cotovelos para trás o máximo que conseguir.
Faça flexão lateral com os braços na altura dos ombros para direita e para a esquerda, subindo e descendo.
Massageie a região do cotovelo com as mãos. Faça várias fricções em torno da articulação, sempre com um daqueles óleos citados.
Coloque as palmas das mãos juntas na frente do peito com os dedos juntos. Mantenha as mãos abaixo do queixo e os braços na altura dos ombros. Com as palmas das mãos unidas, empurre uma contra a outra por alguns segundos, solte os braços e faça uma respiração profunda e longa.
Sente no chão ou em uma superfície firme e fique com a coluna reta e os pés unidos. Segure-os com as duas mãos e faça movimentos suaves com o joelho subindo e descendo.
Solte as pernas e estique-as. Mantenha a coluna alinhada e quadril encaixado. Inspire e expire. Leve sua cabeça, tronco e braços em direção aos pés, soltando as mãos sobre as pernas.
Com as pernas esticadas, inspire e flexione os joelhos, abraçando-os. Leve a cabeça ao encontro deles e solte o ar.
Solte as pernas, volte devagar a encostar toda a coluna no chão e faça algumas respirações.
Comece massageando os joelhos com movimentos circulares e pressionando em volta da articulação.
Sente no chão com as pernas esticadas e flexione a perna esquerda na altura do joelho direito próximo a coxa. Mantenha a sola do pé no chão, as mãos ao lado da perna flexionada e as palmas tocando o chão. Faça uma torção com o tronco para o lado esquerdo (perna flexionada) soltando todo o ar. Repita do outro lado.
Deite de costas para baixo e estique as pernas. Com as mãos ao lado da cabeça, dobre uma das pernas e levante a coxa do chão por alguns segundos. Desça lentamente a perna dobrada e faça o mesmo com a outra.
Após o alongamento, deite e permaneça por duas respirações longas e tranquilas. Volte a massagear a região e descanse.
Lembre-se de consultar sempre um médico e profissionais para orientação apropriada para o seu caso. Os alongamentos aqui descritos devem ser feitos respeitando sua dor. Se sentir muita dor pare e descanse as articulações. Aqueles que vivem em escritórios, leia a coluna Yoga no trabalho (LINK). Fazer alguns minutos de alongamento durante o dia fará você ganhar muitos anos de saúde.