A campanha no Brasileiro era rigorosamente igual, com quatro pontos, três gols marcados e dois sofridos. O momento, não. O Internacional entrou em campo no Beira-Rio sob desconfiança após apresentações irregulares contra Botafogo e Cuiabá. O adversário, o Sport, vinha embalado depois duas vitórias.
No fim, o retrospecto recente não pesou. Graças a gols de Andrés D’Alessandro e Charles Aránguiz, o time gaúcho venceu os pernambucanos por 2 a 1 pela terceira rodada do nacional e segue invicto na primeira divisão. Patric descontou.
O triunfo deixa o Inter provisoriamente na segunda colocação na tabela, com sete pontos ganhos – o Cruzeiro é o primeiro por ter melhor ataque. O Sport, com a primeira derrota, estaciona nos quatro pontos e está 10ª posição.
O clube gaúcho dominou os primeiros minutos de partida. Com posse de bola e controle do meio de campo, a abertura do placar demorou 12 minutos para acontecer. D’Alessandro recebeu na direita, puxou para o meio e bateu para o gol. A bola desviou em Patric e "matou" o goleiro Magrão antes de entrar.
O Sport até tentou reagir e chegou com perigo aos 30 minutos, quando Renê chutou e a bola passou perto da trave esquerda de Dida. Quinze minutos depois, porém, o Inter praticamente garantiu a vitória. Depois lançamento longo da defesa, Rafael Moura desviou de cabeça.
Aránguiz – aparentemente em posição irregular, milimetricamente à frente do penúltimo homem da defesa do Sport – dominou, trouxe para o pé direito e chutou rasteiro, no contrapé de Magrão, para fazer 2 a 0 antes do fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa, os papeis na partida se inverteram. O Inter, com o jogo controlado, deu um pouco mais de campo para o Sport e passou a apostar em saídas de velocidade. A marcação bem postada, com Willians à frente da zaga e uma outra linha de quatro jogadores no meio, funcionou bem na maior parte da segunda etapa.
Só não funcionou totalmente porque o Sport conseguiu diminuir aos 32 minutos. Depois de um belo passe, Patric, em frente ao goleiro Dida, chutar para diminuir. O gol aconteceu justamente no momento em que o Inter já contava com Willians e Ygor em campo, para fechar de vez a defesa. Apesar do susto, os pernambucanos não conseguiram empatar.
O Inter volta a campo agora pelo Brasileiro no próximo sábado, 10 de maio, quando recebe o Atlético-PR no Beira-Rio, a partir das 18h30. O Sport joga no domingo, 11 de maio, quando viaja até o Paraná para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira, às 18h30.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 X 1 SPORT
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 4 de maio de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Zanotti (ES)
Cartões amarelos: Alex e Ygor (Internacional); Ferron e Aílton (Sport)
Gols: INTERNACIONAL: D’Alessandro, aos 12min e Aránguiz, aos 46min do 1º tempo; SPORT: Patric, aos 32min do 2º tempo;
INTERNACIONAL: Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick (Valdívia), D’Alessandro e Alex (Ygor); Rafael Moura (Wellington Paulista)
Técnico: Abel Braga
SPORT: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê (Renan Oliveira); Rodrigo Mancha, Rithely e Ailton; Wendel (Igor), Ananias (Leonardo) e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista