Através da Secretária Municipal de Saúde, a Prefeitura de Maragogi inaugurou na quarta-feira, dia 30 de abril, a primeira unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Raul Vieira, em homenagem a um filho ilustre do município, localizado no Loteamento Praia de Maragogi, s/n.
O Centro tem como objetivo diminuir as internações psiquiátricas em 90% e, principalmente, acolher e cuidar dos usuários para sua inclusão na sociedade e no convívio com seus familiares. O CAPS oferecerá assistência multidisciplinar contando com psicólogo, assistente social, pedagogas, psiquiatra, técnico de enfermagem, enfermeiro, artesãs e outros profissionais da área administrativa; além disso, também realizará atendimento individual, em grupo e com as famílias, além de ações de inserção social, oficinas terapêuticas e atividades sócio-culturais.
O ato inaugural contou com a participação do Prefeito Henrique Madeira, da Secretária de Saúde Vânia Marinho, além de profissionais da saúde e da família do homenageado representada pela esposa e secretária de administração Célia Vieira e sua filha, a enfermeira Ana Carolina. Em discurso emocionado, ela destacou a trajetória de luta de seu pai e agradeceu a homenagem.
De acordo com a secretária de Saúde Vânia Marinho, a inauguração do Centro marca uma nova fase no programa de atendimento aos pacientes com transtornos mentais, “Hoje nosso município está apto a atender os pacientes que necessitam de atenção psicossocial, com profissionais qualificados e um espaço novo e adequado para suas necessidades”, destacou Marinho.
Na ocasião, o Prefeito Henrique Madeira afirmou que a inauguração do CAPS em Maragogi significa uma grande vitória para quem luta há tantos anos por um tratamento digno aos portadores de transtornos mentais. "Agora podemos dizer que temos uma unidade onde poderemos atender os pacientes de forma digna, colaborando para a sua socialização e integração efetiva, sem precisar sair do município." comemorou.