A Economia Solidária de Maceió estará presente na Teia Nacional da Diversidade 2014. O evento, que acontecerá entre os dias 19 e 24 de maio, é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Economia Criativa, e considerado o maior da diversidade cultural brasileira. Produtos do artesanato dos empreendimentos econômicos solidários serão expostos no evento, que acontecerá na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A participação da Economia Solidária de Maceió na Teia se deu pela parceria com o governo do Estado, por meio do ponto cultural Guerreiros Alagoanos, e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Durante a Teia, também acontecerá o 1º Fórum de Gestores e Comunidades dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), onde será discutido o tema “Participação e controle social na gestão dos CEUs: a contribuição dos pontos de cultura”.
“Fomos convidados para participar. Haverá a apresentação da produção de empreendimentos econômicos solidários de Maceió durante o evento”, explica a diretora de Economia Solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Michelli Larissa Fernandes.
Uma das expositoras é a artesã Vânia de Oliveira, do empreendimento econômico solidário Artesãs Criativas. Ela comemora a confirmação da presença da Economia Solidária de Maceió na Teia e destaca o trabalho que vem sendo feito pela gestão da secretária Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, para o aprimoramento e destaque do setor.
“O trabalho que a secretária Solange Jurema e sua equipe vem fazendo pela Economia Solidária é fantástico. A gestão da secretária vem trabalhando para melhorar a produção e para termos um comércio mais avançado. Com isso, poderemos divulgar o Estado e o município e o nosso produto terá mais qualidade”, avalia Vânia, que também é integrante do Colegiado de Artesanato do Conselho Nacional de Políticas Culturais e membro do Conselho Municipal de Cultura representando o segmento artesanato.
A Teia
Segundo informações da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, o objetivo da Teia Nacional da Diversidade 2014 é fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil organizada gestores de cultura governamentais, não governamentais e instituições de ensino e demais interessados.
O evento busca, ainda segundo o Ministério, a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de promoção da cultura brasileira em todos os aspectos, propiciando um espaço para o encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos segmentos socioculturais, representantes da diversidade cultural.