Iniciando as atividades programadas em alusão ao Dia do Defensor Público, comemorado na próxima segunda-feira 19, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas promove um mutirão, na próxima sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, para julgamento de duzentos processos. A ação, que tem o auxílio do Poder Judiciário, através da Justiça Itinerante, e que conta com o apoio da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), irá ocorrer na sede da instituição, que fica na Avenida Fernandes Lima, bairro Gruta de Lourdes.
O mutirão irá contar com a presença de cinco juízes designados pelo Tribunal de Justiça, que realizarão audiências e julgarão duzentas ações de jurisdição voluntária ajuizadas pela Defensoria Pública. Além de servidores, estagiários e estudantes, participarão do mutirão as defensoras públicas Taiana Grave Carvalho, Mariana Soares Braga, Ana Karine Brito e Hoana Maria Andrade.
Conforme a defensora Mariana Braga, os duzentos processos, que são de jurisdição voluntária, a exemplo de divórcio consensual, alvará judicial, retificação de registro público, suprimento de óbito, entre outros, serão analisados e julgados no mesmo dia, imprimindo celeridade aos feitos e beneficiando centenas de pessoas, que, normalmente, teria que aguardar meses para solução do problema.
“Queremos dar celeridade a essas ações cíveis de menor complexidade, o que é possível por meio do mutirão, já que devido à presença dos juízes esses processos não necessitam ir ao fórum para serem julgados”, ressalta a defensora.