O deputado Judson Cabral (PT) foi a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 13, para anunciar a realização de uma sessão especial, no próximo dia 23, para discutir a implementação dos serviços que serão oferecidos pelo Canal do sertão. Para o debate serão convocados representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), agricultores e prefeitos do Sertão e do Agreste alagoano.
Cabral disse que, no último fim de semana, observou uma guerra entre dois jornais da capital sobre a utilização das águas do Canal do Sertão. Um dos peeiódicos, segundo o parlamentar, dizia que a obra estava sendo utilizada através improvisações e sem planejamento. Já o outro jornal, também segundo o petista, afirmava que o canal do sertão já começava a promover a redenção do semiárido alagoano. “São notícias totalmente contraditória e a Assembleia tem a obrigação de fiscalizar a aplicação destes recursos e o planejamento para a utilização da sua água”, afirmou.
Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PSB) parabenizou Cabral pelo pronunciamento e lembrou que o Canal do Sertão possui utilidades múltiplas que vão servir para o abastecimento humano e animal, para a irrigação e para a piscicultura. Também em aparte, o deputado João Henrique Caldas (Solidariedade) disse ser importante a audiência para que se possa debater um assunto que é de suma importância para o Estado e em especial para o povo sertanejo. “O canal está abandonado e não existe nada frutificando como diz a propaganda oficial do Governo do Estado”, afirmou Caldas.