Após quatro anos sem um sindicato, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) se organizaram para uma nova eleição sindical que está ocorrendo na sede do Detran, no Pontal da Barra, nesta quarta-feira, 14.
A eleição conta com uma única chapa que é presidida pelo servidor Luciano Mateus. Os novos dirigentes pretendem reativar as atividades sindicais para atender a reivindicação dos 280 trabalhadores efetivos em Alagoas. “Esse tempo que permanecemos parados é como se fosse o sentimento de um filho que não tem mais um pai. Com a reativação nós poderemos agora brigar por melhorias para a classe”, conta Luciano.
A principal proposta dos dirigentes é aproximar a classe para os principais problemas identificados pelos sindicalistas. Entre eles está a gratificação das horas extras trabalhadas e a necessidade de contratação de mais funcionários.
“A banca examinadora daqui do Detran trabalha com um limite de nove pessoas para atender cerca de 180 candidatos à aquisição da carteira de categoria B, e 80 da categoria A”, avalia Luciano.
O número é bem abaixo do essencial e acaba por atrasar os atendimentos. De acordo com Luciano, a sobrecarga é grande sobre os servidores que se sentem desmotivados e que alegam constantemente problemas de saúde.
A administração do Detran também é alvo de reclamação do novos representantes do sindicato. “Em 2010, o ex-desembargador Antônio Sapucaia alegou que o sindicato não tinha representação legal e dizimou a categoria, daí em diante a base passou a ser perseguida e passamos a sofrer com cortes de pontos que pesavam no salário. Por isso queremos agora, com esse retorno, restabelecer a classe e transformar o órgão para além de um mero arrecador de recursos.”, diz o Luciano.
A eleição segue ainda durante a tarde de hoje.