IML de Maceió inaugura Núcleo de Apoio para atendimento de crianças vítimas de violência

AssessoriaIML de Maceió inaugura Núcleo de Apoio para atendimento de crianças vítimas de violência

IML de Maceió inaugura Núcleo de Apoio para atendimento de crianças vítimas de violência

A Perícia Oficial por meio do Instituto Médico Legal de Maceió inaugurou na manhã desta sexta-feira, 16, o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS). O espaço, pioneiro em unidades de IML’s em Alagoas, será responsável pelo atendimento especializado para crianças vítimas de violência no Estado.

O Naps era um desejo antigo da direção do IML e de vários outros órgãos que formam a rede de combate aos crimes contra crianças e adolescentes, como os conselhos tutelares, delegacia da criança e a Vara da Infância. Mas, a sala só se tornou uma realidade após uma campanha interna entre os funcionários do próprio órgão, que abraçaram a causa e decidiram montar o ambiente destinado ao atendimento prioritário para as crianças encaminhadas a unidade de Maceió.

O diretor do IML Luiz Mansur explicou que a criação do Núcleo contou com o patrocínio da ONG Parceiros da Vida. E o espaço será responsável por atender crianças de 0 a 12 anos dos 50 municípios atendidos pelo órgão, garantindo a elas um atendimento totalmente humanizado como preconiza a legislação brasileira.

“O Naps irá funcionar com uma equipe exclusive e especializada formada por duas psicólogas e uma assistente social que serão responsáveis pela pré-consulta na sala que recebeu uma decoração infantil, e uma brinquedoteca equipada com livros, jogos, e brinquedos e em seguida a criança é encaminhada para a realização do exame de corpo de delito pelo médico legista plantonista”. Explicou Mansur.

Dados estatísticos alarmantes

Em 2013, o IML de Maceió registrou 511 atendimentos para crianças de 0 a 12 anos, uma média mensal de 42 casos. Desse total, 242 exames foram realizados em vítimas de estupro com conjunção carnal, outros 217 exames foram em vítimas de lesão corporal, e 52 exames em vítimas de estupro por ato libidinoso. Este ano, o IML já contabilizou nos quatro primeiros meses (janeiro a abril), 187 casos com crianças da mesma faixa etária, sendo 100 por lesão corporal, 76 por estupros com conjunção carnal e 11 estupros por ato libidinoso.

Segundo a assistente social Sonaly Freire, que irá trabalhar no Naps com as psicólogas Rita Carla e Mayra Ventura, foi exatamente esse alto índice de registro de casos da violação dos direitos das crianças que sensibilizou os funcionários do IML para a criação do espaço. “Já atendíamos essas crianças, mas percebemos a necessidade de criar um ambiente adequado preparado especialmente para recebê-las e atendê-las, um espaço aconchegante e lúdico que elas se identifiquem diminuindo o trauma do exame”, destacou a servidora.

Durante a inauguração, a vice-presidente da Almagis e juíza da infância e juventude Emanuela Porangaba destacou a iniciativa como extremamente relevante, pois irá permitir as crianças uma segurança maior com o atendimento psicológico antes da perícia médica. Além da juíza prestigiaram o evento o Diretor da Perícia oficial João Alfredo, o diretor do Instituto de Criminalística José Cavalcante, a diretora do Instituto de Identificação, o representante do Conselho Estadual de Segurança, Antônio Carlos Gouveia e a representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Nelma Nunes.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário