Para garantir a organização e pactuação de diversos órgãos de saúde em eventos que reúnem ou mobilizam multidões, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) elaborou um Plano Operativo de Apoio aos Eventos de Massa do Setor de Saúde. A estratégia, que será implementada durante a Copa do Mundo, foi apresentada nesta quarta-feira (21), no auditório do Hotel Tambaqui, em Maceió, e contou com representantes da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis de Alagoas, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Hospital Escola Hélvio Auto, Hospital Geral do Estado (HGE) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Presente a abertura do evento, a Superintendente estadual de Vigilância a Saúde, Sandra Canuto, ressaltou que a criação de um plano de ação para o atendimento a grandes eventos é essencial para a segurança dos alagoanos e visitantes. “Alagoas enfrentou em sua história recente tragédias como enchentes e epidemias e conseguiu responder a todos de forma profissional e técnica, mas é necessário aprimorarmos no plano de contingência e, por isso, elaboramos um plano operativo”, destacou a superintendente.
Sandra Canuto ressaltou, ainda, que o plano estadual une diferentes instâncias públicas e define as áreas de atuação de cada uma delas em casos de urgência. “Todos os órgãos foram preparados e estão cientes de seu papel em eventos que reúnem grande quantidade de pessoas. Com o direcionamento, a ação acontece de forma célere, evitando ao máximo o agravamento de qualquer situação que ponha em risco a saúde dos presentes”, destacou.
De acordo com a coordenadora de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde, Marlene Lima, o plano é destinado a qualquer evento de massa, a exemplo do carnaval, apresentações artísticas, festas juninas e será colocado em prática durante a Copa do Mundo. Isso porque, mesmo não sediando nenhum dos jogos da competição, Maceió servirá de apoio para visitantes e recepcionará a seleção do país africano de Gana.
“Durante o mundial de futebol haverá um aumento no número de visitantes em Alagoas. Por isso, o Estado já preparou suas equipes técnicas para atuar no caso de ameaças químicas, biológicas, radioativas, nucleares e explosivas”, explicou Marlene Lima, destacando, ainda, que o Hospital Hélvio Auto e o HGE atuarão como unidades referenciais em casos de urgências.
Também presente ao evento, o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, afirmou que o serviço está preparado para atuação em grandes eventos. “Durante a Copa do Mundo o Samu irá disponibilizar equipes em locais estratégicos, tanto na capital, quanto no interior, para assegurar o melhor tempo resposta nos locais de grande concentração de pessoas e de deslocamento de torcedores”, explicou.
Lucas Casado explicou, ainda, que as equipes do Samu também estão a postos para garantir a segurança durante o trajeto de chefes de Estado que porventura visitem Alagoas. A reunião reuniu cerca de 50 participantes entre representantes da gestão estadual de saúde, da Secretária de Saúde de Maceió, além de gestores e técnicos dos municípios com maior número de visitação turística.