Prestes a completar 50 anos, em agosto de 2014, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maceió comemora esta data servindo mais e melhor à sociedade alagoana. Na próxima segunda-feira (26), a instituição abre 300 novas vagas em suas unidades de atendimento, disponibilizando 100 inscrições para Reabilitação Intelectual, 150 para Reabilitação Física e 50 novas vagas para Fisioterapia.
Essas inscrições surgiram com a transferência dos pacientes com autismo para o novo núcleo da instituição, criado há um mês, que trata unicamente dessa deficiência. Com tratamento globalizado, o Centro Unificado de Integração e Desenvolvimento do Autista, CUIDA, oferece serviços que vão desde o atendimento nas áreas da assistência social, passando pela fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e especialidades médicas em geral, até o desenvolvimento cognitivo dos seus pacientes. Tudo isso de forma gratuita e com muito amor e dedicação.
Para dar suporte a esta ampliação nos serviços de atendimento à pessoa com deficiência, a partir do dia 26 a APAE abre inscrições também para o programa “Mães em Movimento”, que vai oferecer cursos de capacitação às acompanhantes dos seus pacientes. Enquanto aguardam os filhos em tratamento, a partir de junho, essas mulheres podem fazer cursos de cabeleireiro, cupcake, biskuit e confecção de doces e salgados dentro da própria instituição. Uma ação que visa promover uma geração de renda para essas famílias, além de trabalhar também a auto-estima das cuidadoras.
Segundo a coordenadora geral da APAE, Lylian Aguiar, esta ação objetiva, sobretudo, promover o bem estar da família como um todo, uma vez que o empenho e a dedicação integral dessas mulheres contribui bastante para o bom resultado do tratamento e da cura, em alguns casos, da pessoa com deficiência. “Os cursos serão um incentivo a mais para que elas se sintam valorizadas e dêem continuidade ao tratamento dos filhos”, conclui.
Atualmente, mais de 1.400 pessoas são atendidas mensalmente pela instituição, que não tem fins lucrativos e é mantida por doações e convênios com os governos municipal, estadual e federal. Ao todo são seis unidades de atendimento espalhadas por Maceió, atuando nas mais diversas áreas da saúde e da assistência social, além dos 76 municípios do interior do Estado que são atendidos pela entidade.
Daqui até o final do ano, outros programas e ações serão realizados pela APAE Maceió em comemoração aos seus 50 anos. A sede da instituição fica na Rua Dias Cabral, 606, Centro, e o telefone para contato é (82) 3221-0333.