Pesquisa realizada pela AirStrip, empresa de monitoramento de redes sociais, mostra que a presidenta Dilma Rousseff (PT) tem o eleitorado mais ativo na declaração de voto na internet. 89,8% dos eleitores apontaram a petista como seu candidato ao Planalto, contra 10% de Aécio Neves (PSDB) e 0,2% de Eduardo Campos (PSDB).
Dos 1.580.111 posts analisados pela pesquisa, entre os dias 16 de abril e 15 de maio, 82,9% citavam Dilma Rousseff, 11,4% lembraram Aécio e 5,7% falavam de Campos.
Em números reais, significa que mais de 1,3 milhões de publicações falaram de Dilma Rousseff. O também petista Lula foi citado 240 mil vezes, superando Aécio Neves, com 179 mil.
Se Dilma Roussef mostra robustez nas redes sociais, Eduardo Campos deve ler a pesquisa com preocupação e providenciar um trabalho para ampliar ampliar sua presença na internet. O candidato do PSB foi citado em pouco mais de 89 mil publicações.
O problema se estende por toda a chapa. A pré-candidata à vice presidência no PSB, Marina Silva, é citada em 4.348 publicações. O número é menor do que o perfil fake Dilma Bolada, que aparece em 4.508 posts.
Aparecem como pontos fracos de Dilma, na pesquisa, a Copa do Mundo (45,8%), o caso da compra de Pasadena, da Petrobrás (32,2%) e o mensalão (12%). Os temas mais mencionados foram Saúde, com destaque para o programa mais Médicos, e transporte.
De acordo com a pesquisa, os pontos negativos de Aécio Neves são o Cartel do Metrô de São Paulo e a vida pessoal do tucano. Os temas mais mencionados foram o desempenho do candidato nas pesquisas e a atuação do PSDB como oposição.
Já Eduardo Campos tem como ponto fraco, segundo a AirStrip, a greve da PM em Pernambuco, estado que governou nos últimos sete anos, e a possível CPI sobre o Porto de Suape. Entre todas as publicações que falam do candidato do PSB os temas mais citados foram o desempenho dele como governador e o apoio de empresários à sua candidatura.