Acender fogueiras faz parte da tradição dos festejos juninos. De olho nisso e nos riscos que a prática oferece, a Secretaria de Proteção do Meio Ambiente (Sempma), por meio da Diretoria de Fiscalização, vai vistoriar fogueiras em Maceió. Mas a população deve ficar atenta aos cuidados na preparação, manuseio e acendimento de uma fogueira.
Segundo Joruatan Cardoso, agente de fiscalização da Sempma, a disposição da madeira na montagem deve ter dimensão máxima de 1m². “Além da uniformidade do vegetal, a qualidade da madeira é fundamental. Móveis usados não devem ser utilizados, pois esses materiais promovem fumaça escura, que é mais prejudicial ainda para a saúde do que uma fogueira com madeira adequada”, comentou Cardoso.
A população pode ligar para a Sempma quando houver irregularidades na instalação das fogueiras pelos números (82) 3315-4735, 3315-4736 e 8882-8347. Sendo constatada a montagem e uso indevido da madeira, o proprietário será orientado a se adequar à Lei 4.548/96, que prima pela qualidade dos recursos ambientais na preservação do Meio Ambiente.
Fique atento aos principais cuidados:
Procedência do vegetal;
Evitar instalação próxima a fios elétricos, casas, carros, árvores, ou material inflamável;
Respeitar o tamanho máximo permitido de 1m²;
Não utilizar restos de móveis, pneus ou plástico.