O tradicional e secular ritmo do frevo, aclamado por multidões e patrimônio cultural do Brasil, é repaginado pela SpokFrevo Orquestra (SFO) com uma pegada jazzística e tons contemporâneos, num impressionante resultado musical. Sob a batuta de Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o maestro Spok – saxofonista, arranjador e diretor musical – a big band pernambucana de 17 músicos chega a Maceió no próximo dia 28 de maio (quarta-feira) para show de lançamento do segundo álbum da carreira, Ninho de vespa. A apresentação será no Teatro Gustavo Leite, às 21h. Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20, à venda no local. Informações: (82) 9928.8675/ 9925.7310.
O projeto foi contemplado na seleção pública do Petrobras Cultural, que garante a circulação do grupo pelo Nordeste do país, além da gravação do terceiro disco de carreira da SpokFrevo Orquestra. O lançamento está agendado para o segundo semestre de 2014, com turnê de 15 shows a partir de novembro, que passarão por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Londrina, Curitiba, Salvador, Aracaju, SantoAndré, Santos, Ribeirão, Sorocaba, Campinas e São Paulo.
O pique de shows também se estente para o exterior, quando em outubro deste ano a SFO chega pela segunda vez aos EUA, com concertos marcados em importantes centros musicais, como a sala The Allen Room, no Lincoln Center, Nova York. Para esta turnê internacional, a SFO tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Com mais de 90 apresentações internacionais no currículo, o grupo levou o frevo ao destaque do noticiário nacional, quando se presentou no Barbican Centre (Londres), e quando foi convidado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, para ser a atração final do Dia Internacional da Música, no Palais de l’Élysée, em 2008. Em 2013, teve a sua apresentação em Londres classificada com 5 estrelas(pontuação máxima) pelo respeitado jornal inglês The Times.
A SFO foi recém vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2014, na categoria de ‘melhor grupo instrumental’ com Ninho e vespa. Em 2009, repetiu o feito dobrado quando levou o Prêmio nas duas categorias pelo CD Passo de anjo ao vivo.
Ninho de vespa chega ao público como uma maturação da estreia da SFO, com Passo de Anjo (2004), e traduz uma complexa comunhão de gêneros musicais brasileiros não eruditos aludidos para plateias de concerto, indo além da música para fazer dançar, tão associada aos sons carnavalescos. Com seus naipes de saxofones, trombones, trompetes, além de guitarra, contrabaixo, bateria e percussão, o grupo vai ultrapassando barreiras sonoras por onde passa.