Na tabela, a distância é de apenas quatro pontos. Nos estilos, porém, a diferença é ainda maior. Corinthians e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira, no Canindé, às 21h50, pela oitava rodada do Brasileiro (com transmissão da Rádio ESPN) em jogo que irá contrapor a maneira de se comportar em campo.
O líder Cruzeiro, com 16 pontos, se destaca pela velocidade e pela ofensividade. Não por acaso é a equipe de melhor ataque neste começo de Série A, com 15 gols marcados após sete rodadas. Do outro lado, o Corinthians, sexto colocado com 12 pontos, sofreu apenas quatro gols até aqui. É a melhor defesa da competição, empatada com o Goiás.
Os números jogam a favor dos estilos de cada uma das equipes. De acordo com a Footstats, o Cruzeiro chuta 12,6 vezes por partida e acerta, em média, 5,6 finalizações por partida, a segunda melhor média da competição até aqui.
Do lado corintiano, a principal estatística é a quantidade de defesas que os goleiros corintianos foram obrigados a realizar até aqui: 27, ou uma média de 3,9 por jogo, o terceiro menor índice de toda Série A.
As duas equipes também possuem destaques individuais em fundamentos que refletem seus respectivos estilos. Do lado mineiro, Marcelo Moreno é o artilheiro da competição nacional, com cinco gols – o vice, Ricardo Goulart, com quatro gols, também é da equipe do técnico Marcelo Oliveira. O centroavante boliviano ainda tem 10 finalizações certas na competição. Ele é o segundo no quesito, apenas atrás da Rafael Sóbis, do Flu, com 20.
Do lado paulista, o meio-campista Petros, que chegou ao time de Mano Menezes após a disputa do Paulistão pela Penapolense, se destaca nos desarmes. Com 33 roubadas de bola, ele é o maior ladrão do Brasileiro em números absolutos e tem uma média de 5,5 desarmes certos por duelo. Como comparação, Ralf, principal cão de guarda corintiano nas últimas temporadas, rouba uma média de 2,5 bolas por partida na Série A.
E no confronto de estilos, o Corinthians está praticamente completo. O único desfalque é Cássio. Com um problema no joelho esquerdo, ele será substituído por Walter.
Se Petros está confirmado no time paulista, Marcelo Moreno será desfalque do lado cruzeirense. Chamado pela seleção boliviana para uma série de amistosos, o camisa 18 será substituído por Borges. Além dele, o zagueiro Dedé também está fora por conta de dores no joelho esquerdo. Léo será o titular ao lado de Bruno Rodrigo no miolo da zaga.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS X CRUZEIRO
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 28 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e José Eduardo Calza (RS)
CORINTHIANS: Walter; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Jadson; Romarinho e Guerrero
Técnico: Mano Menezes
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; William Farias, Henrique, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira