Texto: Ricardo Rodrigues
Foto: Valdir Rocha
O Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal) convoca a comunidade estudantil de Maceió para uma audiência pública, que será realizada na terça-feira, dia 3 de junho, no auditório do Senai, no bairro do Poço.
De acordo com a coordenadora do Fórum, Maria do Carmo Silveira, o objetivo da audiência pública é avaliar o ensino público em Alagoas e debater o novo Plano Estadual de Educação, que deverá vigorar de 2016 a 2025.
“Como a vigência do atual plano acaba em 2015, estamos dando início pela capital das discussões em torno do novo plano, que deverá se aprovado até o final do próximo ano”, afirmou Maria da Carmo.
Segundo ela, nesse primeiro momento, a educação em Alagoas será discutida pelos integrantes da comunidade estudantil – alunos, pais de alunos, professores, diretores de escolas, coordenadores de ensino, conselheiros e representantes de entidades – da capital.
Por isso, estão sendo mobilizadas as escolas vinculadas às quatro Coordenadorias Regionais de Educação de Maceió, ou seja: a 1ª, a 13ª, a 14ª e a 15ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). “Em um segundo momento, realizaremos audiências públicas com esse mesmo objetivo no interior do Estado. Pelo menos uma em cada CRE”, garantiu.
Maria do Carmo disse ainda que essas audiências públicas deverão resultar numa minuta do plano estadual de educação, que deverá ser encaminhado pelo governo do Estado para debate e aprovação na Assembleia Legislativa de Alagoas.
Histórico – Para que a discussão tivesse início, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) nomeou 102 pessoas para compor o Fepeal. A relação completa dos titulares e suplentes do Fórum foi publicada na edição do dia 7 de maio de 2012 do Diário Oficial do Estado.
Instituído por meio de decreto no dia 15 de março daquele ano, o órgão tem com objetivo avaliar o Plano Estadual de Educação vigente (2003-2014) e trabalhar na construção das políticas públicas educacionais para o período 2015-2025.
Composto por representantes do poder público e da sociedade civil com atuação reconhecida no segmento de educação, o Fepeal está vinculado ao Fórum Nacional de Educação (FNE) e é coordenado pela professora Maria do Carmo Silveira.